Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

México contará com Airbus para criar tecnologias de extração de recursos lunares

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Outubro de 2021 às 18h10

Link copiado!

viledevil/Envato
viledevil/Envato

A Airbus, a Agência Espacial Mexicana (AEM) e a startup mexicana Dereum Labs assinaram um memorando de entendimento para, assim, colaborarem no desenvolvimento das tecnologias necessárias para a extração de recursos lunares. Isso permitirá a criação de um programa mexicano de uso de recursos locais para a extração na Lua, ajudando também no desenvolvimento do ecossistema industrial necessário para essa tecnologia no país e para o estabelecimento da presença humana sustentável na Lua. 

Víctor de la Vela, chefe da Airbus na América Latina e Caribe, comemorou o acordo em um comunicado. “Ser capaz de extrair e processar recursos lunares é essencial para sustentar a vida a longo prazo na Lua”, disse ele. “Esta colaboração reúne os parceiros certos com as tecnologias e recursos mais recentes para um horizonte mais claro na exploração lunar”. Já Carlos Mariscal, diretor da Dereum Lab, destacou a importância do acordo. “Hoje o México está contribuindo para a presença humana de longo prazo no espaço; estamos absolutamente maravilhados”, afirmou.

Continua após a publicidade

O programa contará com um conceito de demonstração em solo, em que haverá o desenvolvimento de um processo de ponta a ponta, que vai desde a identificação e captura do regolito lunar até a extração dos recursos a partir do material. Universidades especializadas do México poderão contribuir para a empreitada, auxiliando no desenvolvimento de recursos e capacidades para, assim, abrir o caminho a futuros desenvolvimentos de exploração espacial no México e cooperação internacional com o setor privado.

A ideia é que, sob a coordenação da AEM, as tecnologias da Dereum Labs proporcionem o desenvolvimento de sistemas para o uso dos recursos lunares locais, como o regolito, para a extração de oxigênio ou mineração de água, recursos essenciais para o suporte à vida em nosso satélite natural, que evitariam a necessidade de enviar recursos da Terra. Para isso, a Dereum Labs está desenvolvendo rovers modulares de baixo custo, que vão demonstrar recursos de mobilidade e comunicação de veículos robóticos na Lua para coletar dados e mapear recursos lunares. 

Já a Airbus está focando nas etapas essenciais para um ecossistema lunar, com o desenvolvimento da tecnologia necessária para levar cargas e veículos à Lua e, assim, explorar e extrair recursos lunares. Além disso, a empresa está trabalhando também com o sistema ROXY, que irá extrair oxigênio e metais do regolito lunar. “Essa colaboração une os parceiros certos às últimas tecnologias e recursos para um horizonte mais claro na exploração lunar”, afirmou de la Vela. 

Fonte: Airbus