Meteoro com mais de 1 metro ilumina noite na Bahia
Por Daniele Cavalcante • Editado por Patricia Gnipper |
Um meteoro de aproximadamente um metro deixou moradores da região Chapada Diamantina sob um clarão, durante a noite de domingo (17). O evento foi acompanhado de um estrondo e um rastro incomum filmado por câmeras de segurança no município de Seabra (BA).
- Meteoro 40 vezes mais rápido que avião é registrado em SC e SP
- Conheça asteroides que já estiveram em direção à Terra e causaram medo
Meteoros como este são chamados de bólidos (e às vezes "bolas de fogo"), e ocorrem quando o meteoroide (o objeto que entrou na atmosfera causando o fenômeno) é grande o suficiente para brilhar mais que os planetas no céu noturno.
Além de Seabra, o fenômeno foi visto em cidades como Livramento de Nossa Senhora. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o meteoro não causou danos materiais ou ferimentos nos habitantes da região.
Embora alguns Geminídeos ainda estejam cruzando o céu, Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, informou que o bólido na Bahía não está associado com essa chuva de meteoros.
Zurita também afirmou que, considerando a intensidade do brilho do meteoro, a rocha espacial que o causou deveria ter cerca de 1,5 metro. Com essas proporções, é possível que ela tenha resistido ao incêndio causado pelo atrito com a atmosfera, caindo em algum lugar na superfície terrestre.