Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Maior cratera de impacto dos últimos 100 mil anos é descoberta na China

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2022 às 15h11

Link copiado!

NASA Earth Observatory
NASA Earth Observatory

Uma cratera de impacto descoberta no nordeste da China foi classificada como o maior impacto ocorrido na Terra nos últimos 100 mil anos. A cratera foi confirmada no ano passado por um estudo liderado pela Chinese Academy of Sciences. Até então, o país só havia registrado uma única cratera desse tipo.

Chamada Cratera Yilan, a formação fica localizada na província de Heilongjiang, no nordeste da China. Ela tem 1,87 km de diâmetro e mais de 300 metros de profundidade, sendo a cratera de impacto mais jovem encontrada na superfície da Terra.

Continua após a publicidade

A descoberta foi possível graças à análise de amostras dos sedimentos coletados no centro da cratera, além do método de datação por carbono para estimar a idade do buraco, que provavelmente se formou entre 46.000 a 53.000 anos atrás.

A 100 metros de profundidade nas camadas de sedimentos, havia uma faixa de 320 metros de espessura formada por granito rachado. Esse material é composto por fragmentos de diversas rochas que revelam a cicatriz de um impacto de meteorito.

Analisando a cratera de impacto

A análise revelou rochas que derreterem e cristalizaram rapidamente durante o impacto. Além disso, outros fragmentos, que não sofreram o processo de fusão, continham quartzos quebrados em um padrão que seria explicado pela queda de um meteorito.

Continua após a publicidade

A pesquisa também descobriu grandes pedaços de vidro em formato de gota e outros fragmentos cristalizados perfurados por pequenas bolhas de gás. Essas características indicam a ocorrência um impacto de alta intensidade no local.

A cratera, no entanto, tem um formato de meia-lu e sua borda sul não existe mais. Agora a equipe de pesquisadores se concentrará em compreender como a borda sul da formação desapareceu ao longo do tempo.

Até então, o título de maior cratera com menos de 100 mil anos pertencia à Cratera de Barringer (ou Cratera do Meteoro), localizada no Arizona, Estados Unidos. A formação teria surgido entre 49.000 e 50.000 anos atrás, possuindo diâmetro de 1,2 km.

Continua após a publicidade

O estudo foi apresentado na revista Meteoritics and Planetary Science.

Fonte: Meteoritics and Planetary Science, Via ScienceAlert