Luna 25 | Rússia deve lançar nesta semana sua 1ª missão lunar em quase 50 anos
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A Rússia planeja lançar sua missão Luna 25 à Lua na quinta-feira (10), às 20h10 no horário de Brasília e 2h10 do do dia seguinte no horário de Moscou. A missão sofreu uma série de adiamentos, e vai representar a primeira espaçonave que o país envia ao nosso satélite natural em quase 50 anos.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Planos da Rússia envolvem pouso de três novas espaçonaves na Lua até 2025
Segundo a agência espacial russa Roscosmos, engenheiros já montaram um foguete Soyuz no cosmódromo Vostochny. Enquanto se preparam para o lançamento, as autoridades afirmaram que moradores locais vão ser evacuados do vilarejo de Shakhtinsky.
Um oficial local explicou que esta é uma medida de segurança, adotada devido ao que descreveu como "chance de 1 em um mihão" de que algum estágio do foguete usado no lançamento caia ali.
O Soyuz vai levar ao espaço um lander de 800 kg e, se tudo der certo, ele deve pousar perto da cratera Boguslavsky, no polo sul lunar, cerca de cinco dias após o lançamento. “A Luna 25 vai ter que praticar um pouso suave, a coleta e análise de amostras de solo e a condução de pesquisas científicas a longo prazo”, acrescentaram os oficiais da Roscosmos.
Yuri Borisov, diretor da Roscosmos, reconheceu que a Luna 25 vai ser uma missão desafiadora. “A missão envolve pousar no polo sul [lunar], ninguém no mundo jamais fez nada do tipo”, observou ele, estimando que a taxa de sucesso de missões do tipo é de 70%.
A nova missão lunar da Rússia dá continuidade às atividades de exploração lunar iniciadas pela antiga União Soviética. A última delas foi a missão Luna 24, que trouxe cerca de 170 gramas de solo lunar para a Terra durante a década de 1970.
Fonte: Reuters