Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Planos da Rússia envolvem pouso de três novas espaçonaves na Lua até 2025

Por| 08 de Maio de 2020 às 17h49

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

A última vez em que a Rússia esteve na Lua foi em 1976 com a missão Luna-24 — mas isso vai mudar muito em breve. Vladimir Kolmykov, chefe da Associação Científica e de Produção Lavochkin, que faz parte da agência espacial russa Roscosmos, declarou que o país está trabalhando em três novas missões lunares, que levarão espaçonaves novamente à superfície do nosso satélite natural até a metade desta década de 2020.

Tais missões continuarão de onde o programa lunar soviético parou nos anos 1970, com as sondas Luna-25, Luna-26 e Luna-27. O programa está sendo desenvolvido em parceria com a agência espacial europeia (ESA), que está contribuindo com uma câmera de vídeo para fazer parte das sondas, e também dará apoio à equipe terrestre da missão.

Continua após a publicidade

Kolmykov revelou que a sonda Luna-25 atualmente está em fase de montagem, e muito em breve começará a ser testada. Os planos são de lançá-la em outubro de 2021, se sua conclusão acontecer dentro do planejado, que é o mês de março do ano que vem. Depois, a Luna-26 mapeará a superfície lunar, com a Luna-27 estudando o regolito — material que recobre a superfície da Lua.

Mas os russos não pretendem parar por aí: mais missões estão na mesa de planejamento, com a Luna-28 podendo levar um rover para lá (e recolher amostras de rochas lunares para serem estudadas aqui na Terra), e a Luna-29 podendo levar um rover ainda maior para estudos mais aprofundados do terreno lunar.

Fonte: Space.com