Publicidade

Lua "encolhe" nesta segunda? Entenda o que é a microlua

Por  | 

Compartilhe:
Kym MacKinnon/Unsplash
Kym MacKinnon/Unsplash

A Lua pode parecer menor que o comum nesta segunda (17) e não é sem motivo. É que nosso satélite natural vai chegar ao apogeu, nome dado ao ponto em que fica mais longe da Terra em sua órbita ao redor do nosso planeta. 

A chegada ao apogeu ocorre às 22h10 no horário de Brasília. O fenômeno ocorre após a Lua de Neve da semana passada, apelido usado por povos do hemisfério norte para descrever a fase lunar cheia no mês de fevereiro, marcado por nevascas. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já o apogeu ocorre porque a Lua não orbita a Terra em uma trajetória perfeitamente circular, mas sim elíptica (ou oval). Por isso, sua distância média em relação a nós, que é de 384.400 km, muda ao longo do seu ciclo de 27,3 dias. 

Quando está no perigeu (ponto mais próximo da Terra) enquanto está na fase cheia, dizemos que ocorreu uma superlua. Por outro lado, também pode acontecer de a Lua ficar cerca de 14% mais distante que o comum, parecendo menor. 

É importante lembrar que a diferença é mínima e dificilmente pode ser percebida a olho nu. De qualquer forma, vale a pena parar para ver nosso satélite natural — contanto que as condições meteorológicas estejam adequadas, claro. 

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*