Lote com mais 34 satélites de internet é lançado pela OneWeb

Lote com mais 34 satélites de internet é lançado pela OneWeb

Por Patrícia Gnipper | 23 de Março de 2020 às 09h09
OneWeb

A OneWeb, concorrente do projeto Starlink da SpaceX, lançou no último final de semana mais um lote com 34 satélites de internet. Este é seu terceiro lançamento do tipo, com o anterior acontecendo em fevereiro. No momento, a empresa já conta com mais de 70 unidades em órbita, rumo a um total inicial de 650 para começar a oferecer sua conectividade de alta velocidade a algumas regiões do mundo.

A empresa confirmou, logo após o lançamento, que todos os novos 34 satélites foram implantados com sucesso na órbita baixa da Terra. "As primeiras demonstrações de clientes da OneWeb estão agendadas para o final de 2020, e a disponibilidade de serviços comerciais para setores como marítimo, aviação, governos e empresas, está agendada para o final de 2021", disse a companhia.

Além da OneWeb e da SpaceX, outras empresas de olho nesse novo mercado de constelações de satélites de internet são Amazon e Facebook. A SpaceX, com seu projeto Starlink, já conta com quase 360 satélites, rumo a um possível total de 42 mil unidades. O Facebook tem o projeto Athena e a Amazon elabora o projeto Kuiper — ambas ainda não começaram a fazer seus lançamentos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tamanha quantidade de novos satélites ao redor da Terra afetará severamente as observações astronômicas feitas a partir de telescópios terrestres, conforme recentemente alertou a União Astronômica Internacional. Mesmo uma pequena quantidade desses satélites, lançados pela SpaceX, já comprovadamente afeta tais observações, colocando em risco também as buscas por asteroides potencialmente perigosos à Terra.

Logo depois de a SpaceX lançar mais satélites Starlink em novembro de 2019, astrônomos do Observatório Interamericano de Cerro Tololo (CTIO) registraram como as poucas unidades já prejudicaram seus trabalhos. Cada uma das trilhas na imagem mostra a passagem de um satélite (Foto: NSF’s National Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory/CTIO/AURA/DELVE)

Até então, a humanidade havia lançado apenas 9.300 objetos ao espaço em toda a história. Considerando o total previsto inicialmente pelos projetos citados acima, esse número será somado a cerca de 17 mil unidades no futuro próximo — isso sem contar o total planejado pelo projeto Athena, que não chegou a divulgar os números previstos. A SpaceX já tem aprovação para lançar 12 mil dos 42 mil planejados, enquanto a OneWeb prevê um número de 2 mil e a Amazon divulga um total de 3 mil.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.