“Livro” em Marte? Rover Curiosity encontra nova rocha estranha
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O rover Curiosity encontrou mais uma rocha estranha em Marte. Desta vez, o que chama a atenção na rocha não é sua aparência ou cor, mas sim o formato, que lembra o de um livro aberto. Ela foi encontrada pelo robô em abril, durante o 3.800º dia (ou sol) da missão.
- Além da "porta alienígena": veja outras coisas estranhas já vistas em Marte
- Fotos mostram desgaste nas rodas do Curiosity após 9 anos explorando Marte
A rocha é pequena e mede apenas 2,5 cm de extensão, e foi fotografada pela câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI), instalada no fim do braço robótico do rover. Ela recebeu o apelido Terra Firme.
Esta não foi a primeira vez que o robô encontrou uma rocha “diferentona” em Marte, e também não será a última. Formações deste tipo são comuns no Planeta Vermelho e, normalmente, são resultado da água que correu por lá no passado.
Conforme fluía, a água levava consigo minerais mais rígidos, que foram lentamente depositados. Com o tempo, os ventos de Marte causaram erosão nas rochas formadas pelo minerais, esculpindo-as em formatos curiosos, como o da foto acima.
Hoje, o Curiosity soma mais de dez anos de exploração em Marte. O robô chegou ao planeta em 2012 para ivnestigar a cratera Gale, com foco no clima, características geológicas e potencial para abrigar formas de vida microbianas. Desde então, ele já descobriu evidências de antigos leitos de rios e a presença de moléculas orgânicas.
Fonte: NASA