Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lançamento deste satélite do tamanho de um micro-ondas rumo à Lua é adiado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Outubro de 2021 às 14h29

Link copiado!

NASA
NASA

O lançamento do pequeno satélite CAPSTONE, até então previsto para o início de 2022, não acontecerá antes de 19 março de 2022, segundo a NASA. O CubeSat de apenas 25 kg, desenvolvido pela Advanced Space, realizará a missão de voar ao redor da Lua em uma órbita quase retilínea para testar a mesma trajetória que será usada pela estação orbital lunar Gateway — a qual apoiará os astronautas do Programa Artemis nos próximos anos.

Segundo a Rocket Lab, responsável pelo lançamento do CubeSat, esse é mais um atraso em seu cronograma provocado pelas paralisações da pandemia na Nova Zelândia, onde a empresa desenvolve seus voos. O Centro de Pesquisas Ames, da NASA, informou, nesta quarta (13), que o Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE) será lançado em março do próximo ano.

Continua após a publicidade

O CAPSTONE é um CubeSat formado por 12 unidades que testará a órbita quase retilínea ao redor da Lua, a qual a NASA pretender aplicar ao portal lunar Gateway. O executivo do programa de Sistemas de Exploração Avançada da agência norte-americana, Andres Martinez, revelou que o lançamento não acontecerá antes de 19 de março de 2022.

O presidente-executivo da Rocket Lab, Peter Beck, informou que a série de atrasos no cronograma se deve às amplas restrições por conta da pandemia aplicadas pelo governo da Nova Zelândia. Segundo Beck, medidas mais flexíveis permitiram a retomada das atividades. Agora, a empresa planeja realizar três lançamentos seguidos para a operadora de inteligência geoespacial BlackSky — por enquanto, só o primeiro tem data, marcada para 11 e 24 de novembro.

Beck também revelou que a empresa tinha cinco lançamentos previstos para o quarto trimestre deste ano, mas tudo indica que apenas dois deles ocorrerão no prazo e tudo dependerá da prontidão de seus clientes e da situação da pandemia na Nova Zelândia.

O CAPSTONE será lançado a partir do Launch Complex 2, da Rocket Lab, no Porto Espacial Regional Mid-Atlantic em Wallops Island, Virginia.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews