Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lançamento da missão lunar CAPSTONE, da NASA, é adiado para 25 de junho

Por| Editado por Rafael Rigues | 15 de Junho de 2022 às 16h10

Link copiado!

NASA/Daniel Rutter
NASA/Daniel Rutter
Tudo sobre NASA

Mais uma vez o lançamento da missão lunar CAPSTONE, da NASA, foi adiado, desta vez para 25 de junho. A agência espacial norte-americana e a Rocket Lab, responsável por lançar o pequeno satélite, anunciaram a mudança nesta terça-feira (14), mas sem explicar o motivo.

O lançamento estava originalmente previsto para outubro de 2021, mas sofreu sucessivos adiamentos. Só no último mês foram cinco datas: 27 de maio, 31 de maio, 6 de junho, 13 de junho e, agora, 25 de junho.

A missão CAPSTONE (sigla para "Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment") apoiará as futuras missões do Programa Artemis.

Continua após a publicidade

Uma vez lançado, o satélite do tamanho de um micro-ondas, com apenas 25 kg, viajará para uma órbita de halo quase retilínea (NRHO) ao redor da Lua. Ele estudará esta órbita, que será ocupada pela estação lunar Gateway, que atuará como um ponto de apoio aos astronautas das missões Artemis.

Até hoje, nenhum sonda ocupou uma NRHO lunar, por isto a missão CAPSTONE ajudará a reduzir os riscos para futuras espaçonaves ao redor da Lua, além de validar tecnologias inovadoras de navegação ao verificar a dinâmica deste tipo de órbita, segundo a NASA.

Esta será a principal missão do pequeno satélite, mas ele também apoiará uma série de trabalhos pioneiros, como testes de comunicação e navegação em conjunto com a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, que orbita a Lua desde 2009.

Continua após a publicidade

A missão será lançada por um foguete Electron da Rocket Lab, a partir do Complexo de Lançamento 1 da empresa, localizada na Ilha Norte da Nova Zelândia.

Fonte: NASA