Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Japoneses projetam base lunar com gravidade artificial

Por| 11 de Julho de 2022 às 15h45

Link copiado!

Kajima Corporation
Kajima Corporation

Especialistas da Universidade de Kyoto, no Japão, em parceria com a Kajima Corporation, desenvolveram um conceito de base lunar habitável com gravidade artificial. Batizada de “Luna Glass” (ou Mars Glass, se construída em Marte) a base lembra uma imensa taça de vidro giratória, que completa uma rotação sobre seu próprio eixo a cada 20 segundos.

Isso gera uma força centrífuga equivalente à aceleração da gravidade da Terra (9,8 m/s²) em direção às paredes da taça, o que permitiria que casas, ruas e até mesmo lagos fossem construídos.

Segundo os autores do estudo, o desenvolvimento de um sistema de gravidade artificial é uma peça chave para o avanço da humanidade no espaço, já que a ausência de gravidade causa degeneração óssea e muscular em adultos, e pode impedir o nascimento ou desenvolvimento correto de crianças.

Continua após a publicidade

Mas com a gravidade artifical da “Luna Glass”, os moradores poderiam ter filhos em preocupação, e manter um corpo saudável que poderá retornar à Terra a qualquer momento.

Obviamente, o conceito não toca nos desafios práticos de construir uma estrutura móvel de grande porte na superfície da Lua, portanto podemos considerá-lo mais como um “exercício de pensamento” do que como algo que poderemos ver em operação nos próximos anos.