Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Japonesa ispace revela o novo lander que vai à Lua em missão da NASA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Setembro de 2023 às 11h43

Link copiado!

ispace
ispace

A japonesa ispace revelou nesta quinta-feira (28) o novo design de seu módulo de pouso lunar, em desenvolvimento para uma missão da NASA. O lander foi revelado pela ispace technologies, a subsidiária da empresa nos Estados Unidos.

O novo lander Apex 1.0 vai à Lua em uma missão do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA, fechada no ano passado. Na época, a empreitada iria contar com o lander Series 2, mas as cargas úteis da agência espacial exigiram mudanças de planos.

Ron Garan, diretor executivo da ispace nos Estados Unidos, explicou que as condições ambientais não correspondiam ao projeto do Series-2. “Precisamos fazer um redesign completo do veículo para acomodar isso”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Segundo ele, as mudanças no projeto garantem que o lander pode acomodar diferentes cargas úteis: ele pode carregar até 300 kg delas, mas, se necessário, pode expandir suas capacidades para levar até 500 kg. Além disso, o lander é capaz de liberar satélites em órbita.

As análises preliminares do design do APEX 1.0 já foram finalizadas, e a ispace estima que ele conclua a etapa de análise de design crítica em março do ano que vem. No entanto, o cronograma indica que a missão vai sofrer alguns atrasos.

Em 2022, a NASA anunciou que fechou um contrato com a desenvolvedora Draper, que iria usar o Series-2 e planejava lançá-lo em 2025. Agora, a Draper e a ispace vão trabalhar juntas no desenvolvimento do novo lander, mas a missão deve ser lançada à Lua somente em 2026.

Continua após a publicidade

Fonte: Tech Crunch, SpaceNews