Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Japão publica foto da Lua tirada por seu lander SLIM após pouso

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Janeiro de 2024 às 11h27

Link copiado!

JAXA
JAXA

O lander SLIM, do Japão, tirou uma foto da Lua, seu novo lar após pousar na sexta-feira (19). A nova imagem mostra o sucesso da descida do SLIM à superfície lunar, revelando sua estrutura em meio à poeira cinzenta por lá. 

A foto foi publicada pela JAXA, a agência espacial japonesa, na quarta-feira (24). Ela foi tirada pelo LEV-2 (sigla de Lunar Exploration Vehicle-2), um dos pequenos robôs esféricos que viajaram junto do SLIM. 

“O LEV-2 é o primeiro robô do mundo a conduzir uma exploração totalmente autônoma na superfície lunar”, escreveram os oficiais da JAXA. Segundo a publicação, a foto mostra como o SLIM está posicionado por lá e confirma que o LEV-2 executou sua transformação de uma esfera fechada para um modo de mobilidade. 

Continua após a publicidade

Confira a foto da Lua tirada pelo SLIM: 

Entretanto, nem tudo correu como o planejado durante a missão. Ainda levou algum tempo até a JAXA confirmar que o SLIM havia pousado, e depois, a agência espacial revelou que os painéis solares dele não estavam gerando eletricidade.

A nova foto parece mostrar o porquê disso. Se você observar bem, vai perceber que o SLIM desceu “de cabeça”; como não ficou na orientação desejada pela equipe da missão, ele não está conseguindo coletar luz solar para produzir energia. 

Por outro lado, a imagem indica também que os robôs LEV-1 e LEV-2 foram implantados com sucesso pelo lander, e estão operando como o esperado na superfície lunar. "Essa imagem foi transferida ao solo através do LEV-1, e foi confirmado que a função de comunicação entre o LEV-1 e o LEV-2 estava operando normalmente", acrescentaram os oficiais da JAXA. 

Segundo os membros da agência espacial, o lander permanece ativo, mas segue em silêncio. A equipe da missão vai continuar tentando reativá-lo pelo menos até o início de fevereiro, que é quando o Sol vai se pôr no local onde o pouso aconteceu. 

A missão do lander SLIM 

O lander SLIM (sigla de Lander Inteligente para Investigação da Lua, em tradução literal) é uma espaçonave de demonstração. Ele foi criado para mostrar a tecnologia necessária para realizar pousos planetários de altíssima precisão. 

Continua após a publicidade

Para isso, o lander foi lançado à Lua em setembro do ano passado, acompanhado do telescópio espacial XRISM. O SLIM chegou à órbita lunar na noite de Natal, e desceu à superfície do nosso satélite natural no dia 19 de janeiro a 100 metros do local desejado. 

"Provamos que você pode pousar onde quiser, ao invés de onde consegue", comemorou Shinichiro Sakai, gerente de projeto do SLIM. "Isso vai inspirar mais e mais pessoas, e de preferência missões japonesas, a experimentar pousar em lugares não explorados na Lua", finalizou.

Fonte: JAXA, Reuters