Lander japonês SLIM tira foto da Terra enquanto viaja à Lua
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O lander SLIM, do Japão, enviou uma foto da Terra enquanto segue viagem à Lua. A imagem foi capturada durante os testes de sua câmera, que vai ajudá-lo a pousar na superfície lunar com alta precisão.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Qual é a distância da Terra à Lua?
A agência espacial japonesa JAXA publicou a foto no X, o antigo Twitter, mostrando a Terra parcialmente iluminada em meio à escuridão do espaço. Esta imagem foi capturada quando o SLIM estava a 100 mil quilômetros da Terra.
Na segunda foto, o Japão aparece no centro indicado pela marcação em branco, enquanto o ponto quase imperceptível é a Lua. As imagens estão em preto e branco porque a câmera que as capturou foi criada para identificar as posições das crateras lunares, com base nos dados armazenados na nave.
Lançado no dia 6 de setembro por um foguete H-2A, o SLIM (sigla em inglês de Lander Inteligente Para Investigar a Lua) fez vários testes de seus sistemas. Já nesta semana, o lander executou sua segunda manobra de ajuste, acionando seu motor principal e propulsores por 70 segundos.
Com o procedimento, ele entrou em uma órbita com apogeu (o ponto mais distante em relação à Terra) mais alto. A JAXA ainda não publicou o cronograma da tentativa de pouso na Lua, mas é provável que a nave leve pelo menos mais três meses para chegar ao nosso satélite natural.
Quando alcançar a Lua, o SLIM deve descer na cratera Shioli, em Mare Nectaris. Para isso, o lander vai testar um sistema de navegação que promete pousar em um alvo com área de apenas 100 metros, considerada bastante pequena.