James Webb encontra nova estrela em aglomerado com centenas de galáxias

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Agosto de 2023 às 15h42

NASA, ESA, CSA

O telescópio James Webb capturou uma nova imagem do aglomerado de galáxias El Gordo, com centenas de galáxias que existiram quando o universo tinha apenas 6,2 bilhões de anos. Com observações no infravermelho, o Webb revelou objetos distantes no aglomerado que, até então, não haviam sido descobertos. Entre eles, está a primeira estrela gigante vermelha individual observada a mais de 1 bilhão de anos-luz da Terra.

El Gordo foi escolhido pelos cientistas porque é tão massivo que atua como uma lente gravitacional, um efeito previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Sua forte gravidade distorce e amplia a luz de objetos ao fundo, como se fosse uma lente de aumento. Agora, os novos dados renderam diferentes estudos sobre este grande grupo de galáxias.

Um deles examinou El Anzuelo, apelido dado ao arco brilhante que, na verdade, é uma galáxia cuja luz levou 10,6 bilhões de anos para alcançar a Terra. Ao corrigir as distorções criadas pela lente, os cientistas descobriram que a galáxia mede cerca de 26 anos-luz de diâmetro. Eles também estudaram a formação estelar nela, e descobriram que o ritmo de criação de estrelas caiu rapidamente na região central da galáxia.

Já a estrutura alongada no lado esquerdo da foto foi chamada de La Flaca. Ela é outra galáxia distante que sofreu o efeito da lente gravitacional, e sua luz levou quase 11 bilhões de anos para alcançar a Terra. Esta galáxia parece ser do tipo anã e foi encontrada no ano passado, mas foi somente agora que o estudo que a descreve foi aceito para publicação em uma revista científica, após passar pela revisão de pares. Se confirmada, ela pode ser a menor galáxia já vista fora do universo local.

Perto dela, há outra galáxia ampliada pela lente, que revelou a estrela gigante vermelha chamada de Quyllur. O telescópio Hubble já encontrou estrelas com luz ampliada por lentes gravitacionais, mas todas eram supergigantes azuis. Já Quyllur é a primeira gigante vermelha individual observada a mais de um bilhão de anos-luz da Terra e, devido à distância, a luz dela sofreu tanto desvio para o vermelho que só poderia ser detectada no infravermelho, com os recursos do Webb.

A foto revelou também cinco galáxias que parecem fazer parte de um aglomerado galáctico jovem, que estava se formando há 12,1 bilhões de anos. A equipe encontrou outras 12 galáxias que talvez sejam membros do aglomerado, mas eles acreditam que mais dados são necessários para confirmar que as 17 galáxias realmente fazem parte dele.

Por fim, o Webb encontrou galáxias ultradifusas dispersas por El Gordo. Como o nome indica, as estrelas são altamente dispersas pelo espaço, e a luz da mais distante delas levou 7,2 bilhões de anos para nos alcançar.

Os artigos que descrevem as descobertas foram aceitos para publicação nas revistas Astrophysical Journal e Astronomy & Astrophysics.

Fonte: Astronomy & Astrophysics, Astrophysical Journal (1, 2, 3); Via: NASA