Telescópio James Webb pode ter encontrado galáxia anã e estrela supergigante

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Outubro de 2022 às 13h54

NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr

Uma equipe de pesquisadores liderada por Jose Diego, físico da Universidade de Cantabria, na Espanha, parece ter encontrado a menor galáxia já identificada fora do universo local. Ela foi observada pelo telescópio espacial James Webb com a ajuda de ACT-CL J0102-4915, um aglomerado galáctico com massa de mais de três bilhões de vezes a do Sol, formou uma lente gravitacional capaz de ampliar outros objetos.

Ao observar o aglomerado de galáxias na luz infravermelha com o telescópio James Webb, os pesquisadores encontraram 28 novas galáxias que, até então, estavam invisíveis; entre elas, estava uma galáxia anã revelada pela luz da galáxia La Flaca, distorcida pela gravidade do aglomerado apelidado "El Gordo" a ponto de parecer uma panqueca.

“A única forma de explicar isso é que há uma pequena galáxia ali, provavelmente anã”, disse Diego. Ela tem apenas milionésimo da massa da Via Láctea e, se confirmada com outras observações, será considerada a menor galáxia já observada fora do universo local, formado pela Via Láctea e galáxias associadas.

Por outro lado, a identificação dela pode trazer alguns problemas para os modelos físicos atuais. “O fato de que você consegue ver esta galáxia é inconsistente com alguns modelos de matéria escura, que preveem que a matéria escura poderia ser de alta temperatura”, observou o autor.

Além da galáxia equipe descobriu também uma estrela supergigante vermelha que, por enquanto, não havia sido vista fora do universo local. As flutuações de brilho desta e outras estrelas do tipo podem ser usadas para estimar distâncias mais precisas a objetos distantes, medindo também a expansão do universo.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório online arXiv, sem revisão de pares.

Fonte: arXiv; Via: News Scientist