Publicidade

Itens que foram à Lua com o astronauta Michael Collins em 1969 vão a leilão

Por  • Editado por  Rafael Rigues  | 

Compartilhe:
Heritage Auctions
Heritage Auctions

Uma série de artefatos espaciais que acompanharam o astronauta da NASA Michael Collins à Lua, durante a histórica missão Apollo 11 em 1969, está sendo leiloada pela casa Heritage Auctions. A coleção reúne desde uma pequena bandeira dos EUA até uma mapa estelar usado por Collins no espaço.

Além dos artefatos que acompanharam Collins à Lua, a coleção Space Exploration Signature contém outros objetos valiosos de sua carreira. A “relíquia” que mais chama atenção é uma bandeira dos EUA assinada pelo astronauta, guardada por ele como uma lembrança preciosa da missão Apollo 11.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em julho de 1969, Collins e os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin realizaram a missão Apollo 11, mas enquanto Armstrong e Aldrin foram encarregados de pisar na Lua, Collins permaneceu em órbita, a bordo do módulo de comando — não é a toa que frequentemente ele é chamado de o “astronauta esquecido”.

A bandeira, feita de seda, tem uma dimensão aproximada de 45 cm por 29 cm, sendo a maior bandeira a voar ao espaço durante as missões Apollo. Em tinta preta já bem apagada pelo tempo, Collins diz nela: “Levada à Lua na Apollo 11. Julho de 1969. Michael Collins CMP”. CMP significa "Command Module Pilot" (Piloto do Módulo de Comando), a "função" de Collins durante a missão.

A oferta inicial deste ‘item’ é de US$ 28.000. Outra peça valiosa é o mapa estelar usado por Collins para sua orientação no espaço. No mapa, uma anotação diz: “durante o voo da Apollo 11, usei este infográfico para me localizar nas estrelas. (Os números foram inseridos no computador do Módulo de Comando). Michael Collins".

A coleção também oferece um medalhão de prata da Apollo 11; uma capa de quarentena da missão assinada pela tripulação; uma placa lunar de edição limitada assinada por Aldrin e Collins; e um pedaço de tecido Beta usado na “bolsinha” de itens pessoais dos astronautas.

A casa de leilões Heritage Auctions receberá as ofertas entre os dias 2 e 3 de junho e a coleção completa pode ser consultada aqui.

Fonte: HA.com, Via Boing Boing

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*