Publicidade

Banheiro estoura na Estação Espacial Internacional e vaza 10 litros de água

Por| 07 de Fevereiro de 2019 às 08h33

Link copiado!

Nasa
Nasa
Tudo sobre NASA

De acordo com a agência de notícias estatal russa Sputnik, o banheiro do lado norte-americano da Estação Espacial Internacional (ISS) estourou. Isso mesmo, o toalete dos astronautas vazou e jogou mais de 10 litros de água na estação, forçando a equipe a usar toalhas para conter o dano. A fonte da informação foi uma pessoa de dentro da indústria espacial russa.

"Nossos colegas no módulo Tranquility tiveram um incidente na sexta-feira (1º). Os astronautas separaram a linha de abastecimento de água e o líquido vazou. Mais de 10 litros de água vazaram antes do problema ser resolvido. A equipe teve que recolher a água usando toalhas", disse a fonte.

Tranquility é um dos módulos da ISS construído pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Agência Espacial Italiana, mas cedido à NASA desde 2009. O banheiro em questão foi comprado em 2008 de uma empresa russa por US$ 19 milhões. O sistema recicla a urina dos astronautas, transformando-a em água potável. Há um segundo banheiro na ISS, no lado russo da estação.

Continua após a publicidade

Além do prejuízo material, há ainda a questão da escassez de água na ISS. Como explica a própria NASA: “Os tripulantes da ISS devem economizar o máximo de água possível. Cada um é alocado com cerca de dois litros por dia. Eles economizam, coletando, limpando e reutilizando água residual, condensada no ar e na urina”. Ou seja, ver 10 litros voando pela estação não deve ter sido nada animador.

A vida dos astronautas da ISS nos últimos meses tem sido dura. Em agosto do ano passado, foi encontrado um vazamento de baixa pressão no módulo orbital da Soyuz, que inicialmente foi classificado como um defeito de fabricação, mas posteriormente chegou a cogitar-se até a possibilidade de sabotagem. A Rússia ainda investiga o caso.

Fonte: Sputnik