Intuitive Machines enviará obras de arte para a Lua em seu módulo comercial

Intuitive Machines enviará obras de arte para a Lua em seu módulo comercial

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 29 de Março de 2022 às 15h00
Intuitive Machines

A Intuitive Machines planeja enviar para a Lua algumas obras do artista norte-americano Jeff Koons até o fim desse ano. Através do módulo de pouso Nova-C, desenvolvido em parceria com a NASA, a empresa pousará esculturas na superfície lunar, além de outras cargas úteis científicas.

Para apoiar o Programa Artemis, a NASA tem trabalhado com diversos parceiros comerciais para desenvolver toda a estrutura necessária para o retorno da humanidade a Lua — desde rovers até naves espaciais que pousem humanos por lá.

Em 2019, a NASA selecionou três empresas norte-americanas para este propósito, entre elas a Intuitive Machines que, desde então, trabalha na construção do módulo lunar Nova-C. O módulo lunar transportará cinco cargas úteis científicas para a NASA e algumas outras comerciais.

Koons é conhecido por suas esculturas de balão em formato de animais, criados com aço inoxidável. As obras destinadas à superfície lunar serão guardadas em um cubo transparente com revestimento térmico de 6 cm de espessura, segundo a Intuitive Machines.

Obras de arte na Lua

Não é apenas a Intuitive Machines que trabalha para pousar obras de arte na Lua. A concorrente Astrobotic, que também realiza trabalhos com a NASA, planeja enviar as obras do artista Sacha Jafri em seu módulo de pouso com foguete Vulcan, da United Launch Alliance, no fim desse ano.

Conceito artístico do módulo lunar Nova-C na Lua (Imagem: Reprodução/Intuitive Machines)

Essas, no entanto, seriam apenas as primeiras obras de arte “autorizadas” a descer na Lua. Em 1971, os astronautas da missão Apollo 15 deixaram por lá uma escultura de alumínio chamada Fallen Astronaut como homenagem a todas as pessoas que morreram na busca pelo espaço.

Assim que o módulo Nova-C pousar na superfície lunar, as obras permanecerão em uma caixa por tempo indeterminado. A Intuitive Machines, por outro lado, planeja instalar uma câmera na parte superior do módulo para fornecer imagens das obras. Até o momento, nenhuma informação sobre como serão as obras foi divulgada.

Na verdade, as obras de arte na Lua fazem parte da primeira coleção NFT do artista Jeff Koons, chamada “Moon Phases” (fases da Lua, em tradução livre). “Revelando-se em conquistas humanas passadas e futuras, o artista se inspirou na Lua como símbolo de curiosidade e determinação”, informou sua assessoria.

O lançamento do módulo segue previsto para o final desse ano e contará com o foguete Falcon 9 da SpaceX. O Nova-C pousará na maior superfície de basalto da Lua, a Oceanus Procellarum.

Fonte: Via The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.