Publicidade

Internet Starlink tem maior velocidade em SC, mostra levantamento

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2023 às 15h40

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

No Brasil, a internet fornecida pelos satélites Starlink, da SpaceX, chegou à velocidade média de 71,33 Mbps entre os meses de julho e setembro. Os dados vêm do ranking Minha Conexão, um levantamento trimestral que analisa as performances da banda larga em municípios e operadores em todo o país.

De acordo com os dados do Minha Conexão, a internet Starlink chegou a 103,12 Mbps em Santa Catarina, sendo a maior velocidade no Brasil. Por outro lado, o Rio Grande do Norte registrou 28,47 Mbps, a pior performance do país. Em São Paulo e Rio de Janeiro, a velocidade registrada foi de 74,56 Mbps e 78,67 Mbps, respectivamente.

Continua após a publicidade

No ano passado, a firma de consultoria sobre conectividade Ookla avaliou o desempenho da internet Starlink em diferentes regiões. Os resultados mostraram que a Starlink oferece velocidade de download de 128,38 Mbps no Brasil, superando concorrentes como Viasat e HughesNet.

A SpaceX, empresa fundada por Elon Musk, afirma que sua internet pode chegar a até 220 Mbps de velocidade de download, com latência de até 50 milissegundos. A empresa recomenda a Starlink para usuários em regiões remotas, sem acesso à fibra óptica.

Internet Starlink no Brasil

A SpaceX deu início ao projeto Starlink em 2019 e, em 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o funcionamento do serviço no Brasil até 2027. Para usá-lo, é necessário adquirir um kit de equipamentos que inclui antena e roteador.

Continua após a publicidade

Antes, a mensalidade do serviço custava R$ 530 a cada mês, mas em maio, a SpaceX anunciou um desconto de 20% para os usuários brasileiros. Assim, a internet Starlink passou a custar R$ 184, sem os impostos.