SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Starlink: vídeo mostra satélite da SpaceX se rompendo na atmosfera

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Setembro de 2023 às 13h28

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

Um satélite Starlink, da SpaceX, reentrou na atmosfera terrestre e foi queimado graças ao atrito com os gases. O processo rendeu um rastro luminoso na quarta-feira (6), observado por moradores em Porto Rico e na República Dominicana.

Segundo a Sociedade de Astronomia do Caribe, o brilho foi deixado pelo Starlink-30167. Ele foi lançado em julho junto de outros 21 satélites, mas não conseguiu alcançar a órbita desejada. Por isso, perdeu altitude de pouco a pouco e acabou reentrando na atmosfera.

O processo foi registrado em uma sequência de vídeos. Segundo relatos de observadores, a reentrada criou um rastro luminoso visível da direção sudeste a nordeste, e pareceu cruzar o céu de um horizonte a outro.

Continua após a publicidade

Se o brilho no vídeo fosse um meteoro causado por algum objeto de origem natural, como um fragmento de asteroide, ele iria se mover muito mais rapidamente e o fenômeno seria breve. Como se trata de um pedaço de lixo espacial, o movimento é mais lento, e ocorre acompanhado da fragmentação do objeto.

Outros satélites tiveram destino semelhante ao do Starlink-30167. No ano passado dezenas de Starlinks reentraram na atmosfera antes do esperado após uma tempestade solar que alterou a densidade atmosférica.

Já em março de 2023, um estudo da Universidade Católica da América revelou que o evento ocorreu em função de uma ejeção de massa coronal. As partículas dela chegaram à magnetosfera terrestre e formaram uma tempestade geomagnética, que espessou a atmosfera. Como resultado, os satélites saíram de suas órbitas e reentraram, sendo queimados.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: EarthSky