Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ingenuity voa pela 14º vez em Marte e testa velocidade de rotação ainda maior

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2021 às 10h07

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O helicóptero Ingenuity completou seu 14º voo em Marte, conforme divulgado pela NASA nesta semana. Com o verão no Planeta Vermelho, o clima da cratera Jezero fica mais aquecido e, por isso, a pequena aeronave precisou girar seus rotores com mais rapidez para decolar. O voo, curto e simples, serviu para testar esta velocidade maior — e tudo foi realizado com sucesso.

O 14º voo do Ingenuity deveria ter acontecido no mês passado, em 18 de setembro. No entanto, uma falha comprometeu o desempenho de seus rotores e o helicóptero permaneceu em solo. Em seguida, Marte e Terra entraram em conjunção com o Sol, o que significou que, por cerca de duas semanas, nossa estrela estaria entre os dois planetas, comprometendo a comunicação das missões.

Continua após a publicidade

Agora que a conjunção terminou, o trabalho continua. Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da NASA, o Ingenuity realizou um pequeno salto em seu atual campo de pouso na cratera Jezero. O JPL não divulgou exatamente qual foi a velocidade testada, mas, para o voo do mês passado, estava previsto que o helicóptero decolasse com 2.700 revoluções por minuto (RPM).

Com o sucesso deste voo, a equipe de engenheiros da missão planeja aumentar a velocidade de rotação em decolagens futuras, caso haja necessidade. Na quinta-feira passada (21), o JPL realizou um pequeno teste de rotação de 50 RPM — insuficiente para decolar, mas o necessário para confirmar que tudo estava funcionando normalmente após quase duas semanas sem comunicação.

Vale lembrar que o Ingenuity foi desenvolvido para realizar apenas cinco voos de demonstração de tecnologia em Marte, mas sua excelente performance garantiu a extensão de sua missão. Além de alcançar seu 14º voo, agora o pequeno helicóptero auxilia o rover Perseverance em sua busca por sinais de vida no passado marciano.

Continua após a publicidade

Fonte: UPI