Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ingenuity completa 30º voo em Marte

Por| 23 de Agosto de 2022 às 17h15

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

Após quase dois meses “encostado”, o helicóptero Ingenuity completou no último sábado (20) seu 30º voo na superfície de Marte. Nada mal para uma aeronave que foi projetada para apenas cinco voos ao longo de 30 dias, mas que já opera no planeta vermelho há mais de um ano.

O voo durou apenas 33 segundos, durante os quais a aeronave percorreu uma distância de 2 metros. Foi um curto “salto” para verificar se todos os sistemas do helicóptero ainda estão funcionando, depois de uma pausa de mais de dois meses nas operações.

Continua após a publicidade


O ultimo voo anterior do Ingenuity havia sido realizado em 11 de junho. A parada foi causada pelo rigoroso inverno marciano, com temperaturas que podem chegar a -86 ºC durante a noite e congelar partes do helicóptero.

Além disso, tempestades de areia e acúmulo de poeira diminuem a eficiência dos painéis solares, prejudicando ainda mais a produção de energia. Com isso, o Ingenuity não está gerando energia o suficiente para abastecer suas baterias para voos de longa distância.

Nos últimos meses o Perseverance chegou ao delta de um rio que desembocava na cratera Jezero, que antigamente abrigava um lago. O local é de grande importância para os cientistas, já que rochas sedimentares e outros materiais depositados pelas águas durante milênios podem conter pistas importantes sobre a existência de vida no passado de Marte.

Continua após a publicidade

Mas com a menor produção de energia, o Ingenuity não conseguia acompanhar o rover. Isso vai mudar com o fim do inverno. “Pretendemos continuar com nossos voos em direção ao delta do rio nas próximas semanas, à medida que o ambiente (e a quantidade de carga diária na bateria) melhorar”, disse Teddy Tzanetos, líder da equipe do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA.

“Com níveis mais altos de carga na bateria teremos voos mais longos, e eventualmente o Ingenuity será capaz de alimentar seus aquecedores internos durante a noite, o que irá impedir que seus componentes eletrônicos congelem no frio das manhãs Marcianas”, complementou. “Também planejamos fazer em setembro uma atualização no software de voo que irá nos dar novas capacidades de navegação, para que o Ingenuity possa cruzar melhor o desafiador terreno rumo ao delta do rio nos próximos meses”.

Fonte: NASA