Publicidade

Indícios de fontes termais em Marte apontam para possível vida antiga no planeta

Por| 23 de Abril de 2020 às 17h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Pode ser que Marte já teve fontes termais em sua superfície. É o que sugere um novo estudo realizado com a ajuda de imagens obtidas pela câmera HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA. Isso significa que uma ou mais formas de vida podem ter surgido no Planeta Vermelho através dessas nascentes aquáticas.

Na Terra, fontes termais são nascentes de água subterrânea aquecida, que é trazida para a superfície (mas também podem ocorrer no fundo do oceano), e parecem ter hospedado algumas das formas de vida evolucionárias mais antigas do planeta - inclusive, precipitam minerais que preservam evidências dessa vida.

Há cada vez mais evidências de que as fontes termais terrestres podem ter sido o “laboratório” da origem da vida na Terra. Por isso, encontrar pistas de fontes semelhantes em Marte é um grande passo para descobrir se já houve vida por lá.

Continua após a publicidade

A pesquisa de Dorothy Oehler, da PSI, usa dados do Digital Terrain Model, uma espécie de mapa criado a partir de duas imagens da mesma área no chão de Marte, tiradas de diferentes ângulos de visão pela HiRISE. Esses mapas foram comparados com um análogo de Marte na Terra - a cratera de impacto Haughton, localizada no Ártico canadense. Com isso, Oehler descobriu que os recursos elípticos vistos na cratera Vernal em Marte poderiam ser um remanescente de fontes termais geradas por um impacto.

Se isso for comprovado, esse local pode ter preservado evidências de vida microbiana, caso ela tenha mesmo existido no passado de Marte. Assim, a cratera Vernal, que já era alvo de pesquisas na busca por vida marciana, se torna ainda mais uma grande candidata a futuras missões de sondas com sensores robóticos capazes de analisar componentes químicos do terreno.

Continua após a publicidade

Fonte: Mars Daily