Índia planeja montar sua própria base na Lua antes de 2050
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A Índia continua avançando em seus planos de exploração lunar. S. Somanath, diretor da agência espacial indiana ISRO, revelou em um simpósio as propostas do país para seguir na exploração da Lua. Entre elas, estão novas missões, desenvolvimento de novas tecnologias e a eventual construção de uma base em nosso satélite natural.
- Qual o lugar mais longe que humanos já alcançaram no espaço?
- Qual foi a última vez que o homem pisou na Lua?
Em outubro, o primeiro-ministro Narendra Modi havia declarado que o país deveria levar seus astronautas à superfície lunar por volta de 2040. As propostas apresentadas por Somanath expandem este objetivo e vão além dele.
Durante sua fala, o diretor abordou um planejamento até 2047 ocupado principalmente por missões lunares, como a Chandrayaan-4. Por enquanto, elas estão organizadas na fase de produção tecnológica, de alcance da Lua e da construção da base por lá, e a execução delas seria acompanhada do desenvolvimento de foguetes e da montagem da estação.
Já o desenvolvimento tecnológico a curto prazo seria voltado para o programa Ganganyaan. Por meio da iniciativa, a Índia quer levar astronautas à órbita da Terra, trazendo-os de volta em segurança. Se tudo correr bem, esta missão pode ser lançada em 2024.
Além disso, o país quer também começar a construção da sua estação espacial em apenas cinco anos. Por enquanto, a Índia propõe que a estação fique em uma órbita de 120 a 140 km de altitude, abrigando pelo menos três astronautas por vez.
“Nosso trabalho na estação espacial proposta também está avançando agressivamente, e devemos conseguir ter a primeira unidade pronta por volta de 2028”, disse Somanath. Se o cronograma se tornar realidade, a Índia deve finalizar sua estação por volta de 2035.
Fonte: Times of India