Publicidade

Índia não consegue contato com missão Chandrayaan-3 na Lua

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
ISRO
ISRO

Os engenheiros da ISRO, a agência espacial da Índia, estão tentando despertar o lander e o rover da missão Chandraayan-3. O Sol voltou a brilhar na região na sexta-feira (22), mas mesmo assim, os exploradores robóticos seguem em silêncio.

O lander Vikram e o rover Pragyan entraram no modo de hibernação para enfrentar a noite lunar. Quando receberam os comandos para isso, ambos tinham as baterias totalmente carregadas, e os painéis solares do Pragyan estavam apontados para onde o Sol iria nascer.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O esperado era que eles retomassem as atividades quando a luz aquecesse seus painéis solares, mas isso não parece ter acontecido. Em uma publicação no X, o antigo Twitter, a ISRO explica que os controladores da missão tentaram estabelecer contato com o lander Vikram e com o rover Pragyan para avaliar as condições deles.

“Até agora, nenhum sinal foi recebido deles”, acrescentaram. A agência espacial vai continuar tentando retomar o contato, mas, caso não consigam resposta da dupla na Lua, é possível que a missão Chandraayan-3 chegue ao seu fim.

O desfecho não surpreende, já que nenhum dos dispositivos foi criado para resistir ao frio da noite lunar, que pode trazer temperaturas de -253 ºC. Se fossem equipados com aquecedores ou componentes mais resistentes, a missão teria custos e peso maiores.

Mesmo que o rover e o lander não retomem as atividades, a Chandrayaan-3 representa um grande sucesso para a ISRO. A dupla robótica cumpriu seus objetivos científicos: o rover Pragyan explorou o local onde pousou e enviou imagens para a Terra, enquanto o lander Vikram analisou a composição do regolito lunar e mediu as temperaturas por lá.