Publicidade

Imagens mostram que Ultima Thule tem formato ainda mais bizarro do que sabíamos

Por| 08 de Fevereiro de 2019 às 23h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O objeto transnetuniano 2014 MU69, ou Ultima Thule, recebeu a visita da sonda New Horizons no primeiro dia de 2019. O rápido sobrevoo, contudo, nos renderá 20 meses de dados recebidos, e a NASA já revelou que o objeto tinha o fomato parecido com o de um boneco de neve, girando como uma ampulheta espacial. Contudo, uma nova imagem que acabou de chegar mostra que o formato de Ultima Thule é ainda mais bizarro do que sabíamos.

O objeto está a 6,5 bilhões de quilômetros da Terra, e a primeira foto em boa resolução que a NASA processou confirmava o formato de boneco de neve de Ultima Thule. Mas a foto mostrava apenas uma face do objeto: a nova imagem revela que, quando visto "de lado", o objeto é mais estreito, com seus lóbulos sendo um tanto quanto achatados. "O lobo maior lembra mais uma panqueca gigante, e o lobo menor tem a forma de uma noz amassada", explica a NASA.

Para Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons, "seria mais próximo da realidade dizer que o formato de Ultima Thule é como uma panqueca, mas o mais importante é que as novas imagens estão criando enigmas científicos sobre como tal objeto deve ter se formado".

Continua após a publicidade

De qualquer maneira, ainda há muito a descobrir sobre Ultima Thule, ainda que a New Horizons tenha feito somente um sobrevoo e já esteja longe do objeto no momento. Novas imagens e dados chegarão até meados de 2020, e a NASA terá em mãos muita informação para desvendar ainda mais mistérios do peculiar MU69, que provavelmente é um objeto remanescente da formação do Sistema Solar.

Fonte: NASA