Publicidade

IA mostra que buraco negro da Via Láctea parece girar quase à velocidade máxima

Por  | 

Compartilhe:
EHT Collaboration
EHT Collaboration

Uma equipe internacional de pesquisadores encontrou novas evidências de que Sagittarius A*, o buraco negro no coração da Via Láctea, gira quase à velocidade máxima permitida pela física. O resultado foi obtido com uma rede neural (um tipo de inteligência artificial) treinada com a ajuda de milhões de simulações.

Foi em 2022 que o projeto Event Horizon Telescope (EHT) publicou a primeira imagem de Sagitário A*, como é chamado em português o buraco negro da nossa galáxia. Só que os dados por trás da imagem tinham grande quantidade de informações de difícil compreensão

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É aqui que entra a rede neural

Pensando nisso, os pesquisadores usaram um supercomputador e modelos matemáticos para simular quase um milhão de buracos negros. Depois, usaram as simulações para treinar a rede neural Bayesiana, que consegue quantificar incertezas. Finalmente, enviaram à rede os dados do buraco negro coletados pelo EHT.

Foi assim que eles concluíram que Sagitário A* está girando de 80% a 90% da maior velocidade possível e que seu eixo de rotação está apontado para a Terra. Além disso, eles observaram que os campos magnéticos perto do disco de acreção do buraco negro parecem ter comportamento diferente do previsto pelas teorias. 

“Claro que é empolgante estarmos desafiando as teorias vigentes. Entretanto, vejo que nossa abordagem com IA e machine learning são como o primeiro passo. Nos próximos, vamos melhorar e estender os modelos associados e simulações”, comentou Michael Janssen, pesquisador que liderou o estudo. 

As descobertas foram publicadas em artigos na revista Astronomy & Astrophysics.  

Leia também:

10 respostas para perguntas que você pode ter sobre buracos negros 

Veja o tamanho de buracos negros supermassivos em relação ao Sol

Continua após a publicidade

Vídeo: Coisas do dia a dia que foram criadas pela exploração espacial

Fonte: ScienceDaily, NewScientist