Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hubble fotografa cauda de detritos no asteroide Dimorphos após colisão da DART

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Outubro de 2022 às 16h33

Link copiado!

NASA, ESA, Jian-Yang Li (PSI), Joe Depasquale (STScI)
NASA, ESA, Jian-Yang Li (PSI), Joe Depasquale (STScI)
Tudo sobre NASA

O telescópio espacial Hubble registrou duas “caudas” de poeira saindo do sistema de asteroides Didymos-Dimorphos, após a colisão da sonda Double Asteroid Redirection Test (DART), em 26 de setembro. O impacto aconteceu em Dimorphos, e os dados mais recentes mostram que reduziu a órbita deste, ao redor de Didymos, em 32 minutos.

A colisão aconteceu para tentar alterar a órbita de Dimorphos, como parte do primeiro teste de defesa planetária já feito. Diferentes telescópios observaram o evento — entre eles, está o telescópio espacial Hubble, que voltou seus "olhos" para o sistema de asteroides nas últimas semanas para acompanhar as mudanças nos detritos ejetados.

Continua após a publicidade

Ao observar a dupla de asteroides após a colisão, os dados do Hubble podem ajudar os cientistas a entender como a nuvem de detritos do sistema evoluiu ao longo do tempo. O telescópio revelou que uma dupla de caudas surgiu depois do impacto, um resultado que, embora já tenha sido observado em cometas e asteroides ativos, não era esperado após a colisão da DART.

A segunda cauda parece ter sido formada entre os dias 2 e 8 de outubro, e além destas estruturas, os pesquisadores descobriram que, como o esperado, o material ejetado se expandiu e perdeu brilho após a colisão da DART.

Ainda não se sabe exatamente qual é a relação entre a cauda e outras estruturas formadas pelo material ejetado, observadas pelo Hubble e outros telescópios. Nos próximos meses, os cientistas vão analisar os dados do observatório para investigar como a segunda cauda foi desenvolvida.

Fonte: ESA