Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Salada espacial: astronautas da NASA comem vegetal cultivado na ISS

Por| 21 de Novembro de 2019 às 17h56

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) puderam provar vegetais frescos cultivados no espaço nesta semana. Jessica Meir e Christina Koch provaram algumas folhas de mizuna (mostarda japonesa) cultivada na órbita da Terra, e mostraram tudo em uma postagem no Twitter.

Não foi a primeira vez que astronautas a bordo da ISS puderam comer vegetais frescos. Em 2014, foi realizada a primeira colheita de alface no espaço. O cultivo de vegetais faz parte de uma experiência que espera descobrir se é possível plantar alimentos em ambientes fora da atmosfera terrestre.

“Há muitos anos a NASA tem interesse em cultivar plantas como uma abordagem bio regenerativa de suporte de vida, e as plantas forneceriam comida e exigência, removendo o dióxido de carbono”, explicou Ray Wheeler, fisiologista vegetal da NASA, ao site Space.com.

Continua após a publicidade

A capacidade de plantação aumentou com o novo experimento Veg-04B, uma unidade de cultivo na ISS. A colheita feita na semana passada foi apenas a segunda de três programadas para o programa, que testa os efeitos da qualidade da luz e de fertilizantes na segurança microbiana, analisando também o valor nutricional e o sabor da mizuna cultivada no espaço.

As astronautas comeram algumas folhas e congelaram o restante, que será analisado por uma equipe da NASA posteriormente. No futuro, espera-se poder plantar vegetais na Lua e em Marte para que astronautas nas colônias humanas não dependam unicamente de suprimentos enviados da Terra.

Gioia Massa, principal pesquisadora do Veggie (como foi apelidado o experimento), diz que, entre os diversos problemas no envio de comida da Terra para o espaço está o fato de os astronautas perderem peso com o tempo que ficam na ISS. “Acreditamos que essa perda de peso se dá por fadiga do menu, então podemos adicionar produtos frescos à dieta para ajudar”, explicou.

Os cientistas também fazem experimentos do tipo em ambientes controlados na Terra, mas querem ter certeza dos efeitos da microgravidade no espaço, e se outras plantações conseguem reter valor nutricional e sabor, como a mizuna. O Veggie pretende passar de folhas para tomates em algum momento no futuro próximo.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com