Honda surpreende com teste de lançamento e pouso de foguete reutilizável
Por Danielle Cassita |

A Honda R&D, subsidiária da montadora japonesa Honda, revelou que o teste do seu protótipo de foguete reutilizável foi um sucesso. Além de surpreendente, o anúncio representa um passo importante para a japonesa lançar seu primeiro voo suborbital em 2029.
- Honda testa pela 1ª vez motor que será usado em seu foguete reutilizável
- Honda fará investimento bilionário em carros voadores e foguetes
Segundo informações da empresa, o veículo reutilizável mede 6,3 m de altura e pousou com sucesso nas instalações de teste na cidade de Taiki após alcançar altitude de 271 m. Ainda conforme o comunicado da Honda R&D, este teste tinha o objetivo de demonstrar tecnologias essenciais para a reutilização dos foguetes.
Na publicação, a empresa destacou que sua pesquisa sobre os lançadores espaciais ainda está na fase fundamental e que nenhuma decisão foi tomada no que diz respeito à comercialização destas tecnologias.
Foi em 2021 que a empresa anunciou o início das pesquisas e desenvolvimento na área das tecnologias espaciais, considerada “um espaço para enfrentar os desafios para realizar os sonhos e desenvolver o potencial de pessoas em todo o mundo enquanto impulsiona tecnologias essenciais”.
Já as pesquisas da Honda focadas em foguetes foram iniciadas com base na ideia de que os resultados podem contribuir para a vida da sociedade por meio do lançamento de satélites por veículos próprios. Assim, estes resultados podem render até serviços compatíveis com os demais negócios da companhia.
“Nesse ambiente de mercado, a Honda optou por assumir o desafio tecnológico de desenvolver foguetes reutilizáveis, utilizando as tecnologias acumuladas no desenvolvimento de vários produtos e sistemas de direção automatizados, com base na crença de que os foguetes reutilizáveis vão contribuir para o desenvolvimento de um transporte sustentável”, finalizaram.
Leia também:
Esses são os planos da Honda para entrar de vez no mercado espacial
Honda lança novo jato executivo com autonomia de 4.800km
Vídeo: Balão futurista
Fonte: Honda