Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotos mostram satélite antes de reentrar na atmosfera da Terra

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Fevereiro de 2024 às 15h45

Link copiado!

HEO Robotics
HEO Robotics

Novas fotos da HEO Robotics, empresa australiana de imagens comerciais, mostram o satélite ERS-2 (sigla de European Remote Sensing 2) se aproximando da atmosfera da Terra. As imagens foram capturadas entre janeiro e fevereiro por câmeras instaladas em outros satélites na órbita. 

As fotos foram feitas quando o ERS-2 estava a mais de 300 km de altitude. Desde então, ele está a cerca de 20 km de altitude, e cai mais de 10 km a cada dia. 

O satélite é da Agência Espacial Europeia (ESA), e deve reentrar na atmosfera nesta quarta-feira (21), às 12h19 no horário de Brasília. Entretanto, há uma incerteza de 19 horas nesta previsão.  

Continua após a publicidade

Segundo a ESA, muito desta incerteza se deve à influência da atividade solar, que é imprevisível e pode afetar a densidade da atmosfera terrestre. Como consequência, o arrasto dos gases atmosféricos sobre o satélite pode aumentar. Algo do tipo aconteceu em 2022, quando 40 satélites Starlink, da SpaceX, reentraram após uma tempestade solar.

Ainda é cedo para dizer exatamente quando a reentrada do ERS-2 deve acontecer, mas pode ficar tranquilo: quando estiver a cerca de 80 km de altitude, o satélite deve se romper em pequenos fragmentos e a maioria vai se queimar na atmosfera. Se algum deles resistir, deve cair no oceano. 

O ERS-2 foi lançado em 1995, e a ESA explica que “foi a espaçonave mais sofisticada de observação da Terra já desenvolvida e lançada pela Europa”. Junto do ERS-1, o ERS-2 passou mais de 10 anos coletando dados sobre a diminuição do gelo nos polos da Terra, o aumento do nível dos oceanos e mais, atuando também no monitoramento de desastres naturais.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA