Fotos do cometa Nishimura: veja 9 imagens do objeto recém-descoberto

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |

NASA/Dan Bartlett

O cometa C/2023 P1 (Nishimura) não vai ficar visível a olho nu, mas isso não significa que não possa ser fotografado. À medida que avança em direção ao Sol, seu brilho aumenta o suficiente para ser registrado por boas câmeras.

Este cometa foi descoberto em agosto pelo astrônomo amador Hideo Nishimura. As melhores chances de ver o cometa Nishimura a olho nu ocorreram nos dias 9 e 10 de setembro. Mesmo assim, as condições eram tão desfavoráveis que dificilmente foi possível encontrá-lo sem equipamentos ópticos. Agora, ele surge acima do horizonte após o nascer do Sol.

Nos próximos dias, o cometa vai continuar rumo ao periélio (ponto de sua órbita mais próximo do Sol, que vai ser atingido no dia 17 de setembro), recebendo mais luz direta da nossa estrela e, portanto, refletindo ainda mais luminosidade. A única coisa que nos impede de observar o objeto é o próprio Sol.

Após completar a volta ao redor da nossa estrela, o C/2023 P1 (Nishimura) vai voltar para o lugar de onde veio, provavelmente alguma região nos confins do Sistema Solar — embora alguns sugiram que ele seria um objeto interestelar.

Durante os primeiros dias desse retorno, o corpo celeste vai continuar muito brilhante, mas ainda vai estar perto demais do nosso astro para ser visto a olho nu. Por outro lado, ele vai ficar mais evidente no pôr do Sol, aparecendo perto de Marte.

No dia 20 de setembro, entre as 18h e 19h, vai haver uma ótima oportunidade para novas fotografias, e também vai ser possível conseguir imagens dele nos dias seguintes. Durante o crepúsculo, após o Sol desaparecer abaixo do horizonte e tingir o céu de laranja com sua luz, o Nishimura vai poder ser encontrado com instrumentos e câmeras.

O esperado é que, no dia 20, o C/2023 P1 brilhe com magnitude de 2,7, enquanto Marte aparece logo acima com magnitude de 1,6 — tenha em mente que, quanto menor o número, mais brilhante vai ser o objeto. A diferença é relativamente pequena, mas o tamanho e a natureza difusa do cometa colocam mais desafios para os que tentarem fotografá-lo.

Imagens do cometa Nishimura