Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cometa Nishimura recupera sua cauda após perder parte dela

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Setembro de 2023 às 12h12

Link copiado!

Ganapathy Kumar/Unsplash
Ganapathy Kumar/Unsplash

Parece que o cometa C/2023 P1 (Nishimura) recuperou sua cauda. Uma parte dela foi perdida recentemente devido à atividade do Sol, mas fotos tiradas por astrofotógrafos mostram que o cometa voltou a exibi-la.

A perda da cauda está relacionada a uma ejeção de massa coronal, liberada por nosso astro em 1º de setembro. A tempestade solar causada pelo fenômeno afetou o cometa enquanto estava entre as órbitas de Mercúrio e Vênus, causando um evento de desconexão.

Os resultados foram registrados pelo astrofotógrafo Michael Jaeger, que capturou imagens e as publicou no X, o antigo Twitter:

Continua após a publicidade

Nesta terça-feira (5), ele publicou novas fotos do cometa — que voltaram a mostrar a cauda dele, com estrutura nítida. Confira:

Como os cometas são objetos feitos de gelo, eles podem se romper enquanto se aproximam da nossa estrela. Apesar de o Nishimura ter recuperado a estrutura de sua cauda, ela continua em risco: como o Sol está bastante ativo neste ano, é possível que outras tempestades solares atinjam sua cauda e a cortem outra vez.

Continua após a publicidade

Descoberto em agosto pelo astrônomo amador Hideo Nishimura, o cometa vem atraindo a atenção de astrônomos e entusiastas em todo o mundo. Apesar de ainda não sabermos muito sobre o cometa Nishimura, os astrônomos já definiram sua órbita e determinaram que ele vai chegar ao periélio, o ponto de maior proximidade com o Sol, no dia 17 de setembro.