Publicidade

Fotos de Marte tiradas por sonda chinesa rendem belas panorâmicas

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
CNSA
CNSA

A agência espacial chinesa CNSA e a Academia Chinesa de Ciências (CAS) divulgaram uma série de imagens globais de Marte. As fotos foram obtidas pela sonda Tianwen-1, na primeira missão chinesa de exploração marciana.

Os novos mapas foram revelados durante a cerimônia de abertura do Dia do Espaço local, celebrado no dia 24 de abril. A data foi escolhida como uma forma de comemorar o lançamento do Dongfanghong-1, o primeiro satélite do país, levado ao espaço em abril de 1970.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As fotos foram processadas conforme padrões para mapas e têm resolução espacial de 76 metros. Uma delas traz uma projeção ortográfica do planeta, que permite visualizar os hemisférios ocidental e oriental. Outra traz Marte representado por meio da projeção de Robinson, em que o planeta é apresentado como se tivesse sido envolvido por um cilindro. Por fim, a China revelou também a projeção de Mercator, outro tipo de projeção cilíndrica. Ela foi publicada junto de uma projeção azimutal, usada frequentemente para representar os polos dos planetas.

Você confere as projeções no tweet abaixo:

A CNSA explicou que as projeções foram produzidas com base nas mais de 14.700 fotos individuais capturadas pela câmera da sonda orbital Tianwen-1, entre novembro de 2021 e julho de 2022. “As imagens globais de Marte vão oferecer um mapa de melhor qualidade para a exploração do planeta e pesquisa científica”, disse Zhang Rongqiao, projetista chefe da missão.

Eles destacaram também a importância os dados obtidos pela Tianwen-1, essenciais para uma melhor compreensão sobre o planeta. Segundo a entidade, o orbitador já soma mais de mil dias de operação em bom estado, enquanto o rover Zhurong continua adormecido na superfície marciana.

O novo panorama de Marte é um dos mapas mais avançados já produzidos e disponibilizados ao público. Por isso, ele pode ser entendido como um sinal de que a China planeja compartilhar suas tecnologias e descobertas sobre o Planeta Vermelho com nações parceiras. 

Fonte: XinhuaGlobal Times

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*