Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China divulga novas fotos de Marte

Por| 29 de Junho de 2022 às 15h15

Link copiado!

CLEP - China Lunar Exploration Program
CLEP - China Lunar Exploration Program

Pouco mais de 1 ano após entrar em órbita de Marte, o orbitador da missão chinesa Tianwen-1 completou a tarefa de fotografar toda a superfície do planeta, incluindo os polos. Com isso todos os veículos envolvidos na missão, ou seja, o orbitador e o rover Zhurong, completaram seus objetivos primários.

O anúncio foi feito em um post do CLEP (China Lunar Exploraration Project) na rede social chinesa Weibo. Ao todo, as 13 cargas cientificas instaladas no orbitador e no rover coletaram um total de 1.040 GB de dados, que são regularmente enviados à Terra e analisados pelos cientistas.

Além das fotos da órbita, a China também tem “olhos” na superfície de Marte, no rover Zhurong. Até o momento ele já percorreu quase 2 km na superfície do planeta, e entrou em um período de dormência em 18 de maio, para se proteger do frio severo e poeira do inverno marciano. A expectativa é que o trabalho do rover seja retomado em dezembro, com a chegada da primavera na região do planeta onde ele está.

Segundo o CLEP, as fotos produzidas pelo orbitador tem “média” resolução e estarão disponíveis a cientistas de todo o mundo “no momento apropriado”. Algumas delas já foram liberadas, e podem ser vistas abaixo.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fonte: ITHome