Publicidade

Fotógrafo inglês capta momento exato da passagem de cometa recém-descoberto

Por  | 

Compartilhe:
Alex Moliski/Unsplash
Alex Moliski/Unsplash

O astrofotógrafo Josh Dury registrou o cometa C/2025 F2 (SWAN) no céu do Reino Unido e publicou o resultado em seu perfil no Instagram. O objeto foi descoberto no fim de março por Michael Mattiazzo, astrônomo amador da Austrália, e já foi confirmado pela União Astronômica Internacional

Na foto, o cometa aparece no céu de Mendip Hills, no Reino Unido. “Foi incrível ver um cometa recém-descoberto como esse poucas horas após sua designação oficial”, declarou em entrevista ao Space.com. 

Confira o registro:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para ele, os cometas são ótimas atrações celestes por serem alguns dos objetos mais antigos dos locais mais distantes do nosso Sistema Solar. “Cada um tem características únicas de aparência e cor, e trazem sinais da formação primordial do nosso local no universo”, acrescentou. 

O cometa ainda deve continuar visível no hemisfério norte até meados do dia 14 de abril; dali em diante ele vai viajar na direção da constelação de Andrômeda. Depois, o C/2025 F2 (SWAN) vai começar a se aproximar do Sol, tornando-se invisível para nós. 

Em maio, o cometa chega ao periélio, nome dado à sua aproximação máxima do Sol — é neste período em que vai ficar visível no céu do hemisfério sul

Leia também:

Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço 

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*