Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perseverance deposita o primeiro tubo com amostras de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Dezembro de 2022 às 10h36

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

O Perseverance depositou uma cápsula de titânio no solo de Marte na quarta-feira (21). O tubo contém uma amostra de rocha coletada pelo rover, estando agora pronto para ser coletado pela futura missão que o trará à Terra com seu conteúdo valioso.

Nos próximos dois meses, ainda serão depositados 10 tubos semelhantes, no mesmo local. Ali, será formado o Three Forks, o primeiro depósito de amostras feito por humanos (ou por robôs construídos por humanos, para ser mais preciso) em outro planeta.

A amostra contida no tubo é um núcleo de rocha ígnea apelidado de “Malay”, coletado em 31 de janeiro de 2022, em uma região da cratera Jezero chamada “South Séítah”. A rocha ígnea perfurada se chama Issole.

Continua após a publicidade

O procedimento do Perseverance para depositar o tubo no solo levou quase uma hora — ele precisou pegar o tubo em seu interior, observá-lo uma última vez com sua câmera interna (CacheCam) e soltar a amostra cuidadosamente no local selecionado pela NASA. Atualmente, há 17 amostras repousando na “barriga” do Perseverance, todas armazenadas para futuro transporte à Terra por meio da missão Mars Sample Return, que só deve chegar a Marte em 2033.

O Perseverance vai entregar os tubos para um módulo de pouso (ainda em fase de desenvolvimento), que terá um braço robótico e um pequeno foguete, dentro do qual haverá uma cápsula para abrigar os tubos de titânio. O braço pegará as amostras uma a uma e as colocará dentro dessa cápsula. Então, o foguete a levará à órbita de Marte, onde outra espaçonave estará aguardando o foguete para, então, trazer as amostras à Terra.

Continua após a publicidade

Este foi apenas o primeiro tubo depositado em Three Forks e os cientistas ainda observarão o processo ocorrer outras vezes. O olhar atencioso é importante, pois os tubos podem cair da maneira errada, o que dificultaria a tarefa de recolher as amostras no futuro.

Se isso acontecer, os engenheiros já escreveram uma série de comandos que farão o Perseverance empurrar o tubo até deixá-lo na posição adequada. Esse período da missão terminará em 6 de janeiro.

Fonte: NASA