Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete reutilizável da Blue Origin está ficando "parecido" com o Super Heavy

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Agosto de 2021 às 13h55

Link copiado!

Twitter/Jeff Bezos
Twitter/Jeff Bezos

No mês passado, foi revelado que a Blue Origin, empresa fundada por Jeff Bezos, está fazendo algumas mudanças no projeto do foguete New Glenn, que poderá ter um estágio superior reutilizável com tanques de aço inox. A ideia já torna o foguete bastante parecido com os da SpaceX, e novas imagens do tanque de testes mostram ainda mais semelhanças com protótipos do Super Heavy, da empresa rival.

O novo estágio reutilizável é parte do discreto Projeto Jarvis, e a Blue Origin já levou uma versão inicial do tanque de testes para as instalações de Cabo Canaveral que, à primeira vista, parece lembrar bastante os protótipos do propulsor Super Heavy, da SpaceX — o que é curioso, já que as duas empresas seguem em um conflito pelo contrato para o desenvolvimento do novo lander lunar que levará astronautas à superfície da Lua.

Continua após a publicidade

A Blue Origin ainda não fez comentários públicos sobre o projeto de desenvolvimento do estágio superior, mas é certo que, se o foguete New Glenn se tornar totalmente reutilizável, a empresa de Bezos conseguiria redução de custos significativa — e, com isso, poderia competir diretamente com o Starship, que será impulsionado pelo Super Heavy. Os engenheiros do programa para o desenvolvimento do tanque seguem estudando o aço inox como o material utilizado, o mesmo que a SpaceX usa nos estágios de seu sistema.

O projeto do tanque é uma parte do programa para o estágio superior reutilizável, enquanto a outra é a escolha do projeto para o segundo estágio. Assim, outra equipe ficou responsável por estudar três diferentes iniciativas para o design do veículo de reentrada. Uma delas propõe o estágio superior com asas grandes, que funcionaria como um avião espacial que pousaria em uma pista. Já outra proposta sugere um motor aerospike, mas esta exigiria um novo projeto e a construção de um novo motor. Por fim, a sugestão final apresenta um conceito similar àquele do Starship, com um veículo que pousa na vertical, combinando flaps em sua estrutura às ignições de propulsores. Esta parece ser a ideia favorita da Blue Origin até o momento, e a empresa deverá decidir até o fim do ano.

Fonte: Futurism, ArsTechnica