Publicidade

Foguete New Shepard sofre anomalia durante lançamento não tripulado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Setembro de 2022 às 13h23

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Uma anomalia ocorreu durante o início do lançamento da missão NS-23, da Blue Origin, nesta segunda-feira (12), resultando na ejeção da cápsula do foguete New Shepard. A empresa confirmou que, apesar do ocorrido, o sistema de escape funcionou conforme projetado, de modo que foi possível recuperar a cápsula. Até o momento, não há informações sobre o que causou o problema.

Originalmente, a missão seria lançada no dia 31 de agosto, mas acabou adiada algumas vezes em função de condições climáticas desfavoráveis. Após um adiamento de quase uma hora, o lançamento aconteceu às 11h27 (horário de Brasília), levando mais de 30 cargas úteis ao espaço. O problema surgiu um pouco antes de a missão chegar a 9 km de altitude.

Confira:

Continua após a publicidade

O New Shepard é um sistema formado por um foguete e cápsula, ambos reutilizáveis. A Blue Origin estava transmitindo o lançamento, mas com o ocorrido, cortou as imagens que mostravam o foguete cerca de um minuto e cinco segundos depois do lançamento — mas o vídeo pareceu mostrar fogo ao redor do foguete e até da cápsula, um pouco antes de ela ser separada do propulsor.

Após o problema, a transmissão focou no retorno da cápsula e, felizmente, o sistema de escape funcionou como o planejado: a cápsula foi ejetada e desceu em segurança para o solo, desacelerada por paraquedas, e o propulsor acabou provavelmente destruído. “Mais informações serão publicadas conforme forem disponibilizadas”, escreveu a Blue Origin, em um tuíte.

Continua após a publicidade

A missão NS-23 não estava transportando turistas espaciais, mas sim cargas úteis da NASA, universidades e outras instituições, além de cartões postais da fundação Club for the Future, da Blue Origin. A situação das cargas úteis após a anomalia não foi revelada, e não está claro se o problema poderá afetar futuros voos espaciais turísticos da empresa.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Continua após a publicidade

Fonte: Blue Origin (YouTube)