Foguete da Astra falha após lançamento e perde dois satélites da NASA
Por Wyllian Torres • Editado por Rafael Rigues | •

Neste domingo (12), a Astra lançou um foguete com dois pequenos satélites de monitoramento da Terra para a constelação TROPICS, da NASA. No entanto, após o voo normal do primeiro estágio, o estágio superior do foguete desligou antes do tempo e não conseguiu entregar as unidades à órbita terrestre.
- Startup Astra consegue alcançar a órbita pela primeira vez
- NASA escolhe 9 tecnologias espaciais para testes em voos comerciais suborbitais
Os satélites TROPICS (“Time-Resolved Observations of Precipitation Structure and Storm Intensity with a Constellation of Smallsats”), foram lançados por um foguete Rocket 3 a partir do Space Launch Complex 46, na Base de Cabo Canaveral da Força Espacial dos EUA, na Flórida, por volta das 14h43 (horário de Brasília).
Logo após a falha da missão, a Astra informou a notícia em seu Twitter, desculpando-se à NASA e à equipe de carga útil. “Mais informações serão fornecidas após concluirmos uma revisão completa dos dados”. Apesar da perda dos satélites, a agência espacial tem mais quatro da constelação para lançar.
Os quatro cubesats restantes serão distribuídos em duas órbitas. A constelação será dedicada a realizar observações de última geração para medir a temperatura, umidade e precipitação pelo globo, oferecendo uma análise mais precisa de ciclones tropicais que os atuais métodos de observação.
A TROPICS é uma missão de monitoramento da Terra, que, além de ter um baixo custo, foi selecionada por meio de uma competição e oferece oportunidades de inovação para ampliar nossa compreensão sobre o sistema terrestre, bem como o aperfeiçoamento das previsões climáticas.
À medida que a NASA trabalha com empresas emergentes para realizar lançamentos mais baratos através de seu Programa de Serviços de Lançamento, ela também estimula o desenvolvimento da industrial espacial comercial dos EUA. Mas, apesar do baixo custo, estas missões são de alto risco.
As equipes da Federal Aviation Administration (FAA) e da Astra investigarão a falha do recente lançamento para entender sua causa. Enquanto isto, a NASA manterá suspenso o lançamento com o foguete Astra.