Publicidade

Finalmente! Blue Origin leva brasileiro ao espaço; veja como foi

Por| Editado por Rafael Rigues | 04 de Junho de 2022 às 10h36

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

O engenheiro de produção Victor Hespanha e outros cinco tripulantes finalmente foram ao espaço suborbital a bordo do foguete New Shepard, da Blue Origin. Após um adiamento, a missão NS-21 foi lançada neste sábado (4), às 10:25, no horário de Brasília. Este foi o quinto voo tripulado lançado pela empresa, sendo também o terceiro com seis tripulantes.

Os turistas espaciais embarcaram em picapes elétricas da Rivian às 09:38 (horário de Brasília), para a curta jornada até a plataforma de lançamento onde estava o foguete New Shepard, sistema reutilizável usado nos voos turísticos da Blue Origin. Às 09:56 eles estavam em seus assentos no interior da cápsula, recebendo instruções da equipe da empresa e aguardando o momento do lançamento.

Às 10:10, pouco mais de 10 minutos antes do lançamento, o sistema de escape da cápsula foi armado. Ele é responsável por separar a cápsula do foguete e colocar os astronautas em segurança em caso de problemas no lançamento.

Continua após a publicidade

Além de Hespanha, o voo contou com o piloto e engenheiro Evan Dick, o diretor da empresa Action Aviation e piloto de jatos comerciais Hamish Harding, o fundador da JJM Investments, Jaison Robinson, o aventureiro e cofundador da Insight Equity, Victor Vescovo e a engenheira Katya Echazarreta, que trabalhou com a NASA em diferentes missões, como a do rover Perseverance.

Os tripulantes puderam levar consigo pequenos objetos pessoais. Echazarreta, por exemplo, levou consigo um urso de pelúcia da NASA que tem desde os seis anos de idade. Já Victor levou a bandeira do Brasil, como uma forma de representar toda a população de nosso país.

Passados cerca de 2 minutos e meio da decolagem, a cápsula se separou do propulsor e seguiu curso, iniciando a fase de gravidade zero, que se encerrou aos 5 minutos e 30 segundos. A New Shepard atingiu uma altitude máxima de 107 km; portanto, eles foram além dos 100 km da Linha de Kárman, reconhecida internacionalmente como o início do espaço.

Continua após a publicidade

A turma de turistas espaciais pôde soltar seus cintos de segurança, curtindo entre dois e três minutos da sensação de ausência de peso, na microgravidade. Enquanto flutuavam pela cabine da cápsula, eles puderam conferir pelas janelas uma belíssima vista da curvatura da Terra, em contraste com a escuridão do espaço.

Enquanto isso, o propulsor do New Shepard retornava para a Terra, e chegou ao solo às 10:33. A cápsula, por sua vez, fez um retorno controlado para nosso planeta, desacelerada com a ajuda de paraquedas, e pousou às 10:36. Alguns instantes depois, os tripulantes saíram dela, sendo recebidos por equipes de recuperação da Blue Origin.

A tripulação da missão NS-21 estabeleceu alguns marcos. Victor Hespanha se tornou o primeiro turista espacial brasileiro, Katya Echazarreta se tornou a primeira mulher nascida no México, e a norte-americana mais jovem, no espaço, e o aventureiro Victor Vescovo se tornou a primeira pessoa a visitar o ponto mais profundo dos oceanos (Challenger Deep, no Oceano Pacífico), escalar o monte Everest e ir ao espaço.

Confira a transmissão completa do lançamento no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

*Com colaboração de Rafael Rigues

Fonte: Blue Origin