Blue Origin adia missão que levará brasileiro ao espaço

Blue Origin adia missão que levará brasileiro ao espaço

Por Danielle Cassita | Editado por Rafael Rigues | 18 de Maio de 2022 às 16h06
Blue Origin

A missão NS-21, da Blue Origin, foi adiada. Originalmente, o voo estava programado para ser lançado nesta sexta-feira (20), mas a empresa anunciou a mudança de planos em um comunicado publicado nesta quinta (18), após identificar que um dos sistemas de reserva do foguete New Shepard não mostrou o desempenho esperado. Ainda não há informações sobre uma nova data.

Na publicação, a Blue Origin afirma que, durante verificações finais, um dos sistemas do foguete não cumpriu os requisitos de performance esperados pelas equipes. “Por cautela, vamos atrasar o lançamento da NS-21, originalmente marcada para sexta”, escreveram.

O New Shepard é um sistema formado por foguete e cápsula, ambos reutilizáveis: o foguete retorna para pousar pouco após cada lançamento, enquanto a cápsula volta para o solo sendo desacelerada com a ajuda de paraquedas. Como o nome indica, a missão NS-21 representa o 21º voo do foguete e da própria Blue Origin. Quando for lançada, a NS-21 levará ao espaço suborbital uma tripulação de seis membros.

Entre eles, estão Victor Hespanha, engenheiro de Minas Gerais que se tornará o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. Outro destaque fica por conta de Katya Echazarreta, engenheira de 26 anos que se tornará a primeira mulher nascida no México a ir ao espaço. Por fim, há ainda Evan Dick, tripulante que se tornará o primeiro a voar duas vezes a bordo do New Shepard.

Cada missão com o New Shepard dura aproximadamente 11 minutos, e os passageiros podem aproveitar a sensação de ausência de peso por alguns minutos enquanto conferem uma bela visão da Terra no espaço. O primeiro voo espacial turístico da Blue Origin foi lançado em julho do ano passado e contou com a participação de Jeff Bezos, fundador da empresa.

Fonte: Blue Origin

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.