Publicidade

Fases da Lua | Confira o calendário lunar de junho

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Junho de 2024 às 21h00

Link copiado!

Syaibatul Hamdi/Pixabay
Syaibatul Hamdi/Pixabay

Junho começou com uma nova lunação, nome dado ao tempo que a Lua leva para passar por suas diferentes fases. Durante a manhã de quinta (6), nosso satélite natural chega à fase nova, aquela que marca o início de mais uma lunação. Esta dase acontece mais ou menos uma vez por mês, pois é este o tempo que a Lua leva para orbitar a Terra. 

Na Lua nova, nosso satélite natural fica entre a Terra e o Sol. Então, o lado lunar iluminado fica voltado para nosso astro, enquanto aquele na sombra fica voltado para a Terra. 

Pois é, como a face lunar que vemos da Terra fica escura na fase nova, não conseguimos enxergá-la. Isso muda durante as noites pouco antes ou logo após a fase: neste período, a Lua aparece como uma fina faixa crescente no céu. 

Continua após a publicidade

Às vezes, é possível observar o restante do seu disco com brilho fraco. Este efeito é causado pelo Earthshine (ou “brilho da Terra”), nome dado à iluminação refletida pela Terra, que alcança a superfície lunar. 

Estes e outros fenômenos são o resultado das variações de iluminação que a Lua recebe. Para entender melhor, lembre-se que o único objeto no Sistema Solar que tem luz própria é o Sol; então, metade da Terra é iluminada pelo astro sempre, enquanto a outra metade fica escura.

Algo semelhante acontece com a Lua: ao longo da sua rotação, metade recebe luz, enquanto a outra permanece no escuro. É aqui que entram as fases lunares, que descrevem o quanto conseguimos ver da parte lunar iluminada.  

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Calendário das fases lunares de junho

Abaixo, você confere o calendário lunar de junho: 

  • Lua nova: dia 6, às 9h37
  • Lua quarto crescente: dia 14, às 2h18 
  • Lua cheia: dia 21, às 22h07 
  • Lua quarto minguante: dia 28, às 18h53