Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explore Marte e os arredores do Perseverance nesta plataforma interativa da NASA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Setembro de 2021 às 12h20

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

A NASA acaba de inaugurar uma nova plataforma digital onde o visitante pode interagir e explorar a superfície de Marte a partir das imagens e dados obtidos pelo rover Perseverance e o seu companheiro de missão, o helicóptero Ingenuity. O objetivo da equipe é atualizá-la a cada nova viagem dos exploradores marcianos, oferecendo ao público uma perspectiva de como é estar no Planeta Vermelho.

A primeira plataforma em 3D, chamada Explore With Perseverance, permite acompanhar o rover como se o visitante estivesse na superfície de Marte. O site interativo é feito, principalmente, com as imagens tiradas pelo rover desde que chegou ao planeta em fevereiro deste ano, bem como os registros aéreos do Ingenuity — além de registros adicionais da câmera HiRISE, que se encontra a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, na órbita marciana.

Continua após a publicidade

A plataforma é até bem simples e apresenta comandos básicos, como a rotação do campo de visão do rover, por exemplo. Mesmo assim, oferece uma variedade de informações como os diversos ângulos da Cratera Jezero, na qual o Perseverance se encontra, registrados por suas câmeras de navegação e a Mastcam-Z, que pode “olhar” diretamente para o Sol sem sofrer danos.

Ao clicar em qualquer ponto da paisagem, a plataforma apresenta, ao lado esquerdo, a variedade de imagens reais do Perseverance, sinalizando a partir de qual câmera foram feitas. O visitando pode selecionar três modos de visualização: o 3D Terrain oferece uma exploração em dimensões da paisagem; no modo de imagens, vê-se apenas as fotos; e o Split Screen oferece os dois modos anteriores na mesma tela.

O Explore With Perseverance é a melhor reconstrução da aparência de Marte disponível ao público, conforme explica Parker Abercombie, engenheiro de software sênior que lidera o projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. A plataforma é baseada na mesma ferramenta de segmentação científica avançada para operações robóticas (ASTTRO) que a equipe de cientistas da missão usa para definir os alvos do Perseverance.

Continua após a publicidade

Também vale lembrar da outra plataforma interativa da missão, chamada Where is Perseverance?, que, embora não seja tão imersiva quanto a Explore With Perseverance, oferece todo o deslocamento do rover e os pontos da Cratera Jezero em que ele já estacionou, bem como onde o Ingenuity já decolou. A plataforma também apresenta marcadores do dia marciano (chamado sol), das coordenadas geográficas de localização e a distante percorrida até agora. Estes mapas de terreno permitem que os cientistas localizem lugares interessantes para procurar evidências de vida antiga em Marte — e agora, o visitante poderá entender um pouco mais disso.

Para Abercombie, esta é uma grande oportunidade para o público acompanhar a missão utilizando das mesmas ferramentas de visualização utilizada pela equipe científica da missão. “Às vezes, é difícil para as pessoas entenderem a localização e a distância das imagens de Marte. Não é como aqui na Terra, onde você pode se orientar olhando para árvores e edifícios”, ressalta o engenheiro.

Para visitar o site interativo Explore With Perseverance, clique aqui. Para o mapa Where is Perseverance, clique aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA