Estrela perto do buraco negro Sagitário A* pode não ser da Via Láctea
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Parece que a estrela perto do buraco negro Sagittarius A* veio de fora da Via Láctea. Segundo um novo estudo liderado por Shogo Nishiyama, da Universidade Miyagi de Educação, no Japão, esta é a primeira vez que uma estrela de outra galáxia é vista nos arredores do nosso buraco negro supermassivo.
- Sagittarius A*: tudo o que sabemos sobre "nosso" buraco negro — até agora
- Como funciona o telescópio que fotografou o buraco negro da Via Láctea?
O buraco negro também é chamado de Sagitário A* (ou apenas Sgr A*) e fica no centro da Via Láctea. Ele passa a maior parte do tempo adormecido, e de tempos em tempos, absorve gás e poeira. Existem várias estrelas próximas de Sgr A*, mas como sua gravidade é forte demais, o ambiente não é adequado para a formação de novas delas.
Isso sugere que todas as estrelas observadas por lá se formaram em algum outro lugar, e depois migraram para perto do buraco negro. Para descobrir as origens delas, Nishiyama e seus colegas usaram o telescópio Subaru para observar a estrela S0-6, localizada a apenas 0,04 anos-luz de Sgr A*.
Eles descobriram que a estrela tem quase 10 bilhões de anos e sua composição é parecida com aquela das estrelas de pequenas galáxias, como a Pequena Nuvem de Magalhães. Portanto, a melhor teoria para explicar a composição da estrela é que ela veio de alguma galáxia pequena, a qual acabou absorvida pela Via Láctea.
Esta é a primeira evidência observacional que sugere que algumas das estrelas vizinhas de Sagitário A* vieram de fora da Via Láctea — S0-6, por exemplo, parece ter viajado muito mais 50 mil anos-luz até chegar onde foi observada. Depois, ela desceu lentamente em espiral até o centro galáctico.
Isso não significa que o mistério está encerrado. Além de confirmar que S0-6 realmente veio de outra galáxia, os pesquisadores querem também descobrir se ela veio sozinha ou se estaria acompanhada de alguma vizinha.
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Proceedings of the Japan Academy Series B.
O que são buracos negros supermassivos?
Os buracos negros são objetos com campos gravitacionais tão poderosos que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar deles. Os astrônomos dividem estes objetos em três categorias: os de massa estelar, supermassivos e de massa intermediária.
O primeiro tipo inclui aqueles por estrelas com cerca de 20 massas solares que colapsaram sobre si, enquanto os supermassivos podem ter de milhares a bilhões de vezes a massa do Sol. Por fim, os intermediários teriam de centenas a milhares de massas solares; apesar de vários candidatos deste tipo já serem conhecidos, ainda não foram confirmados.
Fonte: Proceedings of the Japan Academy Series B; Via: NAOJ