Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este pequeno satélite será lançado para testar tecnologia de limpeza espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Agosto de 2021 às 14h20

Link copiado!

Aurora Propulsion Technologies
Aurora Propulsion Technologies

A Rocket Lab anunciou nesta semana o lançamento do pequeno satélite AuroraSat-1, desenvolvido pela Aurora Propulsion Technologies, empresa finlandesa dedicada ao uso sustentável do espaço, para testar a remoção do lixo espacial da órbita terrestre. O CubeSat será lançado ainda no quarto trimestre deste ano, a partir da Nova Zelândia, a bordo do foguete Electron.

Após a implementação do Aurorasat-1 na baixa órbita da Terra, o satélite passará por testes em seus sistemas que foram projetados para auxiliar os operadores no controle de pequenos satélites e, assim, trazê-los de volta para a superfície antes que se tornem lixo espacial. "O CubeSat validará o propelente à base de água e o controle de mobilidade, que podem ajudar os CubeSats com capacidades de desintegração e controle de atitude baseado na propulsão", disse a Rocket Lab em nota.

Continua após a publicidade

Além disso, o CubeSat testará seu sistema de freios de plasma implantáveis, que combinam um equipamento com partículas carregadas no espaço para produzir uma quantidade significativa de arrasto e, assim, desorbitar o satélite em segurança no fim de sua vida operacional. Por enquanto, não há uma data definida para o lançamento da missão de teste, mas a Rocket Lab informou que existem outras quatro missões à frente do AuroraSat-1.

Dessas quatro missões, três colocarão satélites de observação da Terra em órbita para a empresa de inteligência geoespacial BlackSky Global, entre agosto e setembro. Já a quarta enviará um CubeSat chamado CAPSTONE para uma viagem ao redor da Lua. Esta última estava programa para ser lançada a partir das instalações da Rocket Lab em Wallops Island, na Virgínia, mas, no início desse mês, a empresa anunciou a mudança para sua unidade na Nova Zelândia — provavelmente porque a NASA não certificou o software do sistema de voo autônomo na base localizada na Virgínia.

O CAPSTONE será lançado para a órbita lunar a bordo da nave Photon da Rocket Lab. Vale lembrar que a empresa também firmou um contrato com a NASA em junho deste ano para enviar duas dessas espaçonaves para explorar Marte.

Fonte: Space.com, Rocket Lab