Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estação espacial chinesa não deve receber astronautas da Europa

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Fevereiro de 2023 às 15h28

Link copiado!

CAST
CAST

É possível que os astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) não sejam enviados para servir em missões na estação espacial Tiangong, da China. As informações vêm de Josef Aschbacher, diretor geral da ESA, que explicou que a instituição não tem orçamento e nem aprovação política para realizar alguma parceria do tipo.

Apesar de ter um acordo firmado em 2015 com a China para aumentar a colaboração entre a Europa e o país, com o objetivo de levar astronautas europeus à estação Tiangong, os planos parecem ter mudado. “Estamos muito ocupados dando apoio e garantindo nossos compromissos e atividades na Estação Espacial Internacional, onde temos vários parceiros internacionais trabalhando juntos”, disse, em um evento no fim de janeiro.

Continua após a publicidade

A China começou a construir sua estação espacial em 2021, e lançou no ano passado o Mengtian, o último módulo que faltava para a finalização do complexo. Até o momento, a estação já recebeu quatro diferentes tripulações, todas do país. Enquanto isso, a ESA começou a treinar seus astronautas para possíveis missões no laboratório orbital chinês.

Parte das atividades envolveu os astronautas Samantha Cristoforetti e Matthias Maurer, que realizaram treinamento de sobrevivência com colegas da China no Mar Amarelo, perto da cidade de Yantai. Já em 2021, o taikonauta Ye Guangfu participou de um curso da ESA em Sardenha, na Itália.

Na época, a ESA afirmou que estas atividades são fruto do acordo de 2015, com o objetivo de levar astronautas europeus à estação Tiangong a partir de 2022; ao que tudo indica, estes planos não devem acontecer em um futuro próximo.

Entretanto, mesmo com os comentários de Aschbacher, é mais provável que astronautas europeus passem algum tempo na estação, ao invés dos norte-americanos. Desde 2011, o Congresso dos Estados Unidos proibiu a NASA de colaborar com a China a menos que haja autorização. A lei também dificulta a participação do país asiático no programa da Estação Espacial Internacional.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews