Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Essa nova câmera poderá filmar pousos na Lua a partir da superfície lunar

Por| 20 de Outubro de 2020 às 10h59

Link copiado!

Captura de tela/Lunar ExoCam
Captura de tela/Lunar ExoCam

Os registros do pouso histórico da Apollo 17 em 1972, a última missão do programa, são incríveis. Pensando em ter imagens igualmente interessantes dos próximos pousos lunares, Jason Achilles Mezilis criou o projeto Lunar ExoCam, que foi premiado pelo programa Flight Opportunities, da NASA, com a soma de U$ 650 mil para seu desenvolvimento.

Este projeto consiste em um sistema de gravação de imagens criado para ser ejetado de landers lunares durante o momento da descida para gravar o momento do pouso em um ângulo único: do próprio solo lunar. Então, se tudo correr bem no desenvolvimento, é possível que o Lunar ExoCam viaje junto de landers robóticos privados que serão lançados para a Lua nos próximos anos, disse Mezilis — e ele ressaltou que não seria nada mau vê-lo na missão Artemis 3, que deverá levar astronautas para a Lua em 2024.

De acordo com um comunicado da agência espacial, as observações feitas pelo Lunar ExoCam podem ajudar os pesquisadores a entenderem melhor como os motores dos landers movem a poeira lunar e rochas.

Continua após a publicidade

Mezilis, que na verdade é músico, comentou ao portal Space.com que acharia bastante interessante ver um lander lunar descendo em sua direção — principalmente se tiver astronautas a bordo, porque seria possível vê-los pisando no solo lunar. Ele também faz parte da equipe que desenvolveu o design do microfone no sistema de entrada, descida e pouso do rover Perseverance, lançado em julho de 2020 rumo ao Planeta Vermelho. Se o microfone funcionar, ele vai gravar os sons da descida através da atmosfera marciana até chegar à cratera Jezero.

O desenvolvimento do Lunar ExoCam, que conta com colaboradores de diversas empresas, começou há menos de um ano, e a equipe vem avançando no trabalho: eles já testaram um sistema de protótipo, que consiste em uma câmera presa em uma gaiola aramada. O protótipo foi jogado da altura de 46 metros, e a câmera não só sobreviveu à queda como também a filmou.

Agora, com os fundos fornecidos pelo programa da NASA, a equipe poderá levar os testes além e eles pensam em colocar o protótipo em um veículo Xodiac, da Masten, que irá ejetar a câmera a uma altitude de 15 metros e chegará ao chão em quase a mesma velocidade que chegaria durante um pouso na Lua. Entretanto, para garantir boas imagens na Lua, seria preciso lançar pelo menos três câmeras entre 10 e 15 segundos do momento de pouso. "Nós vamos começar a filmar antes de lançar, para ser possível ver a câmera caindo do lander", explica ele. E, embora o nome oficial do projeto seja Lunar ExoCam, Mezilis já pensa em expandir os horizontes da câmera para missões em Marte algum dia — principalmente em um lander com astronautas. "Minha meta é inspirar as crianças e plantar a semente para uma longa vida de amor à ciência e ao espaço", finaliza.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, NASA