Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja fotos aprimoradas da Lua na visão dos astronautas da Apollo 17

Por| 06 de Outubro de 2020 às 14h45

Link copiado!

NASA/Kevin M. Gill
NASA/Kevin M. Gill
Tudo sobre NASA

Em dezembro de 1972, os astronautas da missão Apollo 17 realizaram a última missão do programa na Lua e registraram diversas imagens deste momento histórico. Assim, Kevin Gill, engenheiro de software e expert em edição de imagens, realizou um excelente trabalho de aprimoramento das cores e nitidez das fotos da missão.

A tripulação da Apollo 17 foi composta pelos astronautas Eugene A. Cernan, Ronald E. Evans e Harrison H. Schmitt. Com as edições, Gill trouxe mais textura, mais cor e contraste às imagens da tripulação e da missão, deixando-as mais próximas daquilo que os astronautas viram quando estiveram em nosso satélite natural.

Continua após a publicidade

Ele fez um ótimo trabalho na imagem que mostra Cernan, comandante da missão, se deslocando pela Lua em um rover lunar:

Aliás, os astronautas Cernan e Schmitt descobriram, na prática, que a superfície lunar não tinha apenas cores claras; na verdade, eles encontraram solo alaranjado por lá, que você vê na foto abaixo. Nesta, o expert aprimorou a saturação das cores para podermos observar algo próximo àquilo que os astronautas viram durante a missão:

Continua após a publicidade

Outra imagem tratada mostra a solução que os astronautas encontraram para resolver um problema que ocorreu na parte traseira do rover, e os controladores de voo sugeriram colar alguns mapas com fita adesiva para que a poeira lunar não fosse deslocada pelas rodas do veículo e acabasse cobrindo os astronautas.

A Apollo 17 contou com três passeios sobre a superfície lunar, e a tripulação passou mais de 70 horas na superfície da Lua. Eles puderam reunir 110,4 kg de materiais para estudos. Em breve, as missões Apollo 14 à 17 irão completar 50 anos. 

Fonte: Universe Today