Veja fotos aprimoradas da Lua na visão dos astronautas da Apollo 17

Por Danielle Cassita | 06 de Outubro de 2020 às 14h45
NASA/Kevin M. Gill
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Em dezembro de 1972, os astronautas da missão Apollo 17 realizaram a última missão do programa na Lua e registraram diversas imagens deste momento histórico. Assim, Kevin Gill, engenheiro de software e expert em edição de imagens, realizou um excelente trabalho de aprimoramento das cores e nitidez das fotos da missão.

A tripulação da Apollo 17 foi composta pelos astronautas Eugene A. Cernan, Ronald E. Evans e Harrison H. Schmitt. Com as edições, Gill trouxe mais textura, mais cor e contraste às imagens da tripulação e da missão, deixando-as mais próximas daquilo que os astronautas viram quando estiveram em nosso satélite natural.

Ele fez um ótimo trabalho na imagem que mostra Cernan, comandante da missão, se deslocando pela Lua em um rover lunar:

Cernan foi o 11º astronauta a pisar na Lua (Imagem: Reprodução/(Imagem: Reprodução/NASA/Kevin M. Gill)

Aliás, os astronautas Cernan e Schmitt descobriram, na prática, que a superfície lunar não tinha apenas cores claras; na verdade, eles encontraram solo alaranjado por lá, que você vê na foto abaixo. Nesta, o expert aprimorou a saturação das cores para podermos observar algo próximo àquilo que os astronautas viram durante a missão:

Após estudos, pesquisadores descobriram que o solo é formado por contas vulcânicas (Imagem: Reprodução/NASA/Kevin M. Gill)

Outra imagem tratada mostra a solução que os astronautas encontraram para resolver um problema que ocorreu na parte traseira do rover, e os controladores de voo sugeriram colar alguns mapas com fita adesiva para que a poeira lunar não fosse deslocada pelas rodas do veículo e acabasse cobrindo os astronautas.

Mapa fixo na roda do rover (Imagem: Reprodução/NASA/Kevin M. Gill)

A Apollo 17 contou com três passeios sobre a superfície lunar, e a tripulação passou mais de 70 horas na superfície da Lua. Eles puderam reunir 110,4 kg de materiais para estudos. Em breve, as missões Apollo 14 à 17 irão completar 50 anos. 

Fonte: Universe Today

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.